X
X

Buscar

Crianças participam de Festival de Basquete para promoção do esporte

Meninos e meninas da categoria pré-mirim jogaram ontem na Arena Brusque

Várias crianças das redes municipal, estadual e privada de ensino participaram ontem do Festival Municipal de Basquete categoria Sub-11, na Arena Brusque. O evento até teve premiação para as equipes campeãs, mas o seu real objetivo foi o incentivo do esporte entre os pequenos que um dia poderão ser atletas.

Este foi o último festival municipal do ano. Antes, já haviam sido realizados eventos do mesmo tipo de outras modalidades: futsal, handebol, voleibol e outros. Venício Bottamedi, coordenador de desporto escolar da Fundação Municipal de Esportes (FME), explica que ideia é que as crianças do pré-mirim (entre nove e 11 anos) tenham alguma competição para participar.

No entanto, o foco não é a competição em si, mas a integração entre as crianças por meio do esporte. Bottamedi também salienta que inserir a atividade física no cotidiano das crianças é uma questão de saúde. “O objetivo é oportunizar o gosto pela modalidade”, diz o coordenador.

No feminino, Colégio São Luiz também ficaram em primeiro lugar / Foto: Marcos Borges

Ele afirma que muitas dessas crianças poderão participar, futuramente, de competições de outras categorias em competições como os Jogos Escolares de Brusque (Jebs) e, talvez, até torneios maiores, nas equipes adultas. Tudo isto tem início ao pôr o esporte na rotina das crianças.

O professor Luiz Gulini, o Luizão, do Colégio São Luiz, levou três times para o festival: dois masculinos e um feminino. O regulamento permitia que cada escola inscrevesse duas equipes em cada naipe. “Foi muito legal. É bem gratificante colocar esta gurizada para jogar, brincar e se divertir. É uma alegria para eles. A gente vai em busca não do resultado, mas da diversão. Tem premiação, mas fica em segundo plano”, afirma.

No naipe masculino participaram duas equipes do Colégio São Luiz e uma da escola Angelo Dognini; enquanto no feminino entraram em quadra o São Luiz, a escola estadual Santa Terezinha e a escola municipal Angelo Dognini. Entre os meninos, o Colégio São Luiz ficou em primeiro lugar, e as meninas da mesma escola levaram o título no feminino.