Crianças participam de workshop de culinária saudável
Atividade integra programação do festival Temperô
Atividade integra programação do festival Temperô
Uma abobrinha se transforma em microfone na cozinha mágica da nutricionista Ana Beatrice Knop, ou simplesmente Tia Tice. Na tarde desta quarta-feira, 11, no Casarão Garibaldi, ela ministrou o workshop “Culinária Saudável para Crianças”, que integra a programação da terceira edição do Festival Gastronômico de Brusque, o Temperô.
No cardápio, o desafio de montar um hambúrguer com legumes e carne moída, um cupcake de maçã integral com chocolate e uma vitamina de banana, morango e leite vegetal. “A proposta é instigar as crianças a comerem melhor e a buscarem uma alimentação mais saudável. Acredito que quando elas colocam a mão na massa e ajudam no preparo e na montagem do lanchinho, a alimentação melhora”, pontua Tice.
Esta é a primeira formação que a nutricionista ministra para o público infantil e 11 crianças participaram da atividade. “Estou feliz, é um sonho que eu tinha há muito tempo. A intenção é que a criança conheça o alimento. Lave, pique, rale. Esse contato é importante para criar intimidade com os legumes, frutas e verduras. A sugestão é que os pais envolvam a criança nesse processo, desde a compra no mercado, passando pela preparação, a hora de comer e, por fim, lavar a louça”, observa a nutricionista.
Turminha animada
“E se a gente não gosta de abobrinha?”, perguntou uma das crianças. Traduzindo conceitos técnicos em aprendizados lúdicos, Tice contou a história da “memória da língua”, ensinando que só é possível afirmar que se não gosta mesmo de determinado alimento após o provar por 10 vezes. Esse é o tempo que o cérebro leva para reconhecer e entender o sabor. Então é provável que o alimento que não despertou a atenção inicial, possa causar uma nova – e boa – impressão à medida que é consumido com mais frequência.
“Eu gosto de omelete. Porque omelete é a única coisa que eu sei fazer”, conta Miguel Fantini Gonçalves, de 7 anos. Bastante atento aos novos aprendizados, ele comemorou a oportunidade de ampliar o cardápio com as receitas descobertas durante a tarde.
O festival
A terceira edição do Temperô é uma realização da Associação Empresarial de Brusque (Acibr), por meio do Núcleo de Gastronomia, o Garni. O evento iniciou no dia 5 de julho e segue até 6 de agosto, ainda com diversos workshops e descontos exclusivos em vários restaurantes.
Dentro da Programação do Temperô, no dia 19, às 15h e no dia 20, às 8h30, na sede da empresa Café Colonial, haverá um bate papo sobre cafés especiais com a barista e consultora Ellen Krause, de Curitiba.
O Casarão Garibaldi, por sua vez, é palco de mais uma degustação de vinhos no dia 24, a partir das 20h e de uma segunda edição do workshop de culinária saudável para crianças entre 11 e 14 anos, no dia 25, às 15h. Já no dia 27 de julho, às 18h30, está marcada uma visita técnica com degustação de cervejas na Zehn Bier.
Mais informações pelo site festivaltempero.com.br, pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (47) 98456-0325.