O mercado da beleza e dos cuidados pessoais segue em alta no Brasil e, na contramão de outros setores, não teve grande impacto com a crise econômica.
O crescimento constante deste segmento movimenta a economia e, consequentemente, gera oportunidades de emprego para profissionais qualificados.
Foi pensando em formar profissionais cada vez mais preparados que há quatro anos o cabeleireiro Cristiano Pinheiro criou o seu Centro Acadêmico em Brusque. O local, que agora funciona em um novo e amplo endereço, oferece 15 cursos na área da beleza e já se tornou referência quando se pensa em cursos profissionalizantes.
“Sempre tive este projeto, já formei muita gente. Pessoas que começaram comigo, aprenderam, e hoje tem seu próprio salão de beleza. Por isso, achei que seria interessante profissionalizar e aí surgiu a escola, da necessidade de encontrar profissionais capacitados nesta área”, conta.
Nesses cinco anos, já foram mais de 500 profissionais formados, entre os cursos de aperfeiçoamento e profissionalização. O Centro Acadêmico Cristiano Pinheiro oferece todos os tipos de cursos, desde os mais rápidos, com duração de dois a quatro dias, até os mais longos. O curso de cabeleireiro profissional, por exemplo, tem duração de um ano.
Pinheiro destaca que todos os cursos profissionalizantes oferecidos na escola têm na grade curricular carga horária de aulas teóricas e práticas, além da obrigatoriedade de estágio em salões de beleza profissionais ou prestação de serviços à comunidade. “Temos 10 professores que são profissionais gabaritados no mercado de Brusque, com muita experiência”, afirma.
O cabeleireiro atua em Brusque há 18 anos e, hoje, o grupo Cristiano Pinheiro conta com dois salões de beleza, uma barbearia e o centro acadêmico e já tem projeto de expansão. “Estamos com projeto de franquia para barbearia que é uma área que está crescendo muito. Novas unidades já estão em desenvolvimento para Brusque”, adianta.