X
X

Buscar

Senador Cristovam Buarque ministrará palestra sobre educação em Brusque

Evento será realizado no dia 18, às 19h, no teatro do Cescb, como parte do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas

Brusque receberá no dia 18 de setembro um dos nomes mais influentes quando se fala em educação no Brasil. O ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB), ex-governador de Brasília e ex-ministro da Educação, o senador e professor Cristovam Buarque ministrará palestra na 2ª conferência do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas, que marca o Bicentenário da Independência do Brasil.

Com entrada gratuita, a palestra intitulada “Educação, Prioridade Nacional: Um Imperativo!” inicia às 19h, no Teatro do Centro Empresarial de Brusque (Cesb). Antes disso, às 18h15, Buarque autografará seu mais recente livro: Mediterrâneos Invisíveis.

A organizadora e secretária executiva da conferência, Danielle Heil, diz que a escolha pelo professor se deu por todo o seu histórico com a educação do país. Ele foi o primeiro reitor eleito da UnB e por meio de suas iniciativas fez com que a instituição se tornasse uma referência nas discussões acadêmicas e políticas nacionais e mundiais dos anos 80.

Danielle conta que nas divulgações do evento, “é quase unânime” a admiração que o público demonstra por Buarque, independentemente de partido político. Ela destaca que ele tem uma longa trajetória acadêmica e poderá falar com domínio sobre educação.

A organizadora diz que Buarque aceitou o convite prontamente para palestrar em Brusque. “Ele é uma pessoa muito acessível. Com certeza essa palestra é um presente para a cidade”. A conferência tem previsão de duração de 1h30.

Conferência
A conferência do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas iniciou no ano passado e segue até 2022. A primeira, em 2016, foi ministrada por Dom Bertrand de Orleans e Bragança, com o tema “A Monarquia na construção do Brasil independente”.

A iniciativa é do Grupo de Proteção da Infância e Adolescência (Grupia), sob a supervisão do historiador Paulo Kons.

“Dar a devida importância a datas comemorativas, como a efeméride do Bicentenário da Independência do Brasil, gera grande potencial de mobilização de forças criativas vitais à reafirmação da nacionalidade e ao desenvolvimento de novos projetos. A celebração à altura desse acontecimento vai permitir não apenas uma reflexão sobre o passado, mas a possibilidade de reformulação do futuro”, diz Kons.

Agenda em Brusque
O professor Cristovam Buarque terá uma agenda de reuniões em sua estadia em Brusque, no dia 18. Confira a programação:

9h – Visita ao Colégio Cônsul Carlos Renaux
10h – Visita à Faculdade São Luiz
15h – Café da tarde e coletiva de imprensa no salão de café do Hotel Gracher
18h15 – Sessão de autógrafos da obra Mediterrâneos Invisíveis, no Cescb
19h – Conferência magna – Educação, Prioridade Nacional: Um Imperativo!