Com Edu de volta, Brusque visita Cruzeiro em jogo que espera mais de 30 mil torcedores
Será a segunda partida com mais público na história do quadricolor, perdendo apenas para a final da Série D
O Brusque enfrenta o Cruzeiro às 21h30 desta terça-feira, 9, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Recuperado de lesão, Edu estará de volta ao Marreco, que terá pela frente um dos jogos com maior presença de público em sua história. Sem mais grandes pretensões ou riscos, a Raposa retorna à Pampulha depois de mais de dois meses.
A delegação do Brusque deixou Aracaju no início da tarde deste domingo, 7, rumo a São Paulo. Na manhã desta segunda-feira, 8, a equipe realizou um treino no Centro de Treinamento Joaquim Grava, do Corinthians. A sequência da viagem foi dada no final da tarde, com a chegada ao Aeroporto Internacional de Confins (MG) realizada no início da noite.
A grande novidade da equipe é Edu, que retorna após ter se recuperado de um estiramento na coxa. Ele saiu de Brusque para se encontrar com a delegação em São Paulo. Jogadores como Marlone, Luizão, Juliano, Claudinho e Alex Ruan seguem indisponíveis por lesão.
Juliano e Marlone voltam a treinar normalmente nesta semana e podem ficar à disposição de Waguinho Dias para as rodadas finais desta Série B. A situação de Claudinho, com lesão no quadril, melhorou, e há chances de poder atuar na última rodada. Alex Ruan, em recuperação de uma pubalgia, está na transição rumo aos treinos normais e ainda tem chances de retorno antes do fim da Série B. Luizão, por outro lado, com lesão de gravidade semelhante, deve perder o restante da temporada.
Um time provável tem Ruan Carneiro; Toty, Ianson, Éverton Alemão, Airton; Zé Mateus, Rodolfo Potiguar, Fillipe Soutto; Jhon Cley (Thiago Alagoano), Maurício Garcez; Edu.
Dentre os relacionados, há cinco jogadores pendurados: Sandro, Toty, Ianson, Fillipe Soutto e Edu. Diego Mathias e Bruno Lopes acumulam dois cartões amarelos cada, mas não enfrentarão o Cruzeiro.
O quadricolor tem, de forma isolada, a pior defesa da Série B. Sofreu três gols em cada um dos seus últimos quatro jogos. Nas últimas seis partidas, sofreu 17 gols, uma média de 2,83. São 52 gols sofridos na competição até aqui. Fora de casa nesta Série B, são 36 gols sofridos em 17 partidas, média de 2,11 por jogo.
Cruzeiro
Depois que venceu o Londrina por 1 a 0 no estádio do Café nesta sexta-feira, 5, o Cruzeiro praticamente não tem mais chances de rebaixamento. São 0,78%, de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Portanto, o confronto com o Brusque tem pouco peso para a temporada cruzeirense.
Vanderlei Luxemburgo tem alguns problemas para a escalação. O atacante Bruno José saiu do jogo contra o Londrina com uma lesão no tornozelo e é dúvida. O meia Marco Antônio e o lateral-esquerdo Matheus Pereira se recuperam de lesões e devem ficar fora. Léo Santos volta de suspensão e briga por vaga com Rhodolfo.
Um time provável tem Fábio; Rômulo, Rhodolfo (Léo Santos), Eduardo Brock, Felipe Augusto; Nonoca, Adriano; Giovanni, Wellington Nem, Vitor Leque (Bruno José); Thiago.
Há quatro jogadores pendurados: Adriano, Marcinho, Wellington Nem e Thiago.
Questão Mineirão
A Raposa queria jogar contra o Brusque com a lotação máxima do Mineirão: 60 mil pessoas, assim como ocorreu na vitória do Atlético-MG sobre o América-MG por 1 a 0 neste domingo, 7, pela Série A. No entanto, a administração do estádio negou o pedido, alegando prazo curto, problemas de logística, questões trabalhistas e falta de pessoal disponível.
O último jogo do Cruzeiro no estádio terminou em vitória por 1 a 0 sobre o Confiança, em 20 de agosto. Desde então, o clube se afastou por conta dos custos considerados elevados.
Até o fechamento desta matéria, todos os 35 mil ingressos disponíveis foram vendidos. Portanto, a partida tem tudo para ser a segunda com mais público na história do Brusque, sendo superada somente pela final da Série D de 2019, quando foi registrado o público total de 44.896 pessoas na Arena da Amazônia em Manaus 2×2 Brusque (5×6 nos pênaltis).
No primeiro turno
No Augusto Bauer, o Brusque perdeu para o Cruzeiro de virada por 2 a 1, pela 15ª rodada da Série B, em 7 de agosto. Edu abriu o placar de pênalti e a Raposa obteve a vitória com gols de Felipe Augusto e Giovanni, aos 41 e 44 do segundo tempo, respectivamente.
Arbitragem
O trio é do Rio de Janeiro. Marcelo de Lima Henrique apita a partida, auxiliado por Eduardo Gonçalves da Cruz e Márcia Bezerra Lopes Caetano. Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ) é o árbitro de vídeo.
Marcelo de Lima Henrique apitou quatro jogos da história recente do Brusque:
21/07/2019 – Brusque 4×0 Juazeirense – jogo do acesso à Série C
12/03/2020 – Brasil 0x1 Brusque – Copa do Brasil – 3ª fase – ida
11/01/2021 – Brusque 4×2 Ituano – jogo do acesso à Série B
03/09/2021 – Brusque 0x0 Avaí – Série B – 22ª rodada
Cruzeiro x Brusque em tempo real
Acompanhe Cruzeiro x Brusque com a descrição dos lances em tempo real em omunicipio.com.br. O pré-jogo começa às 21h.
Olho neles
Terça-feira, 09/11
19h – Operário x Remo
19h – Confiança x Náutico
Quarta-feira, 10/11
21h30 – CRB x Londrina
21h30 – Vasco x Vitória
Quinta-feira, 11/11
19h – Ponte Preta x Botafogo