CSKA Sófia não usa opção de compra por Garcez; Brusque analisa possibilidades para o jogador
Há chances remotas de o atacante integrar o plantel do Brusque em julho; diretor de futebol afirma que há sondagens de outros clubes
Há chances remotas de o atacante integrar o plantel do Brusque em julho; diretor de futebol afirma que há sondagens de outros clubes
O CSKA Sófia não exerceu a opção de compra do atacante Maurício Garcez, que está emprestado pelo Brusque. O prazo para manifestar oficialmente a intenção de uma contratação em definitivo expirou nesta quinta-feira, 15. Emprestado desde janeiro de 2022, Garcez tem vínculo com a equipe do leste europeu até 30 de junho, e até 2026 com o quadricolor. Contudo, as chances de ser reintegrado ao time brusquense são pequenas.
Na prática, agora o CSKA Sófia perde a prioridade e teria que competir com outros possíveis interessados caso queira contratar Garcez em definitivo. As chances de voltar a jogar pelo Brusque são remotas, mas não inexistentes.
Conforme relata o diretor de futebol do Brusque, André Rezini, há sondagens informais de outros clubes sobre a possibilidade de venda, sem propostas oficiais. O quadricolor está disposto a negociar o atacante, que tem cláusula rescisória de 650 mil dólares e contrato até 2026.
“Vamos ver se ele integra o elenco, se vamos emprestá-lo a um clube de Série A. Se vamos vender em caso de alguma proposta, se ele vai pro exterior, não sabemos. A princípio, não tem nada. Tem muitos contatos, de forma não oficial. Vamos aguardar os próximos dias.”
Está previsto no atual contrato de empréstimo que o CSKA Sófia teria que pagar 650 mil dólares para exercer a opção de compra, avisando o Brusque, até 15 de junho de sua intenção. Os valores eram menores nas janelas de transferências anteriores. Especulações sobre uma proposta circularam na imprensa búlgara, mas não se confirmaram.
O quadricolor detém 40% dos direitos econômicos do jogador. Ou seja, independentemente do valor pelo qual o atacante venha a ser vendido, o quadricolor espera receber 40%.
Perguntado sobre o assunto na coletiva de imprensa desta sexta-feira, 16, o técnico Luizinho Lopes evita colocar expectativas sobre um retorno de Garcez o Brusque. Seu foco é a possibilidade da venda do jogador, algo que a diretoria prioriza para reforçar as finanças do clube, que está sem patrocinador master desde janeiro. Ainda assim, admite que
“Não temos controle sobre isso, porque existe uma expectativa de venda. Não podemos controlar se alguém vai comprar ou não. Mas se perguntarem se eu acharia interessante o retorno dele, se acharia, aí sim: demais.”
Aos 26 anos, Garcez terminou a temporada com uma lesão que o tirou do último jogo, o clássico contra o Levski Sófia em 7 de junho. O CSKA o tratava com dúvida às vésperas da partida, mas ele foi desfalque. Sua última partida foi contra o CSKA 1948, no último dia 3.
O atacante foi um dos principais jogadores do CSKA Sófia em 2022-23, com 12 gols e quatro assistências em 40 jogos. Foi vice-campeão búlgaro e também disputou a Copa da Bulgária e as fases preliminares da UEFA Conference League. Desde que chegou ao clube, no fim da temporada 2021-22, acumula 53 jogos, 13 gols e quatro assistências.
Pelo Brusque, Garcez jogou Série C, Copa do Brasil, Campeonato Catarinense e Série B entre 2020 e 2021, com 13 gols e quatro assistências em 58 jogos.
“Mar se tornou sepultura de muitos imigrantes”: como o dialeto bergamasco chegou a Botuverá