X
X

Buscar

Cuca gigante será cortada para comemorar aniversário de Brusque

Tradicional doce será servido no sábado à tarde, no Sesc

Tradicional na culinária alemã, a cuca também terá seu espaço na programação de aniversário dos 158 anos de Brusque. Como já ocorreu ano passado, uma cuca gigante será cortada e distribuída aos participantes da cerimônia, que será realizada às 16h no Sesc, na avenida Arno Carlos Gracher.

A cuca gigante será, novamente, fabricada pela Sassipan Panificadora e Confeitaria. Sara Caetano Sassi, gerente de marketing da empresa, explica que o doce terá 9 metros de comprimento, assim como o do ano passado.

Veja também:
Fundema investiga despejo de resíduos em alta temperatura no rio Itajaí-Mirim

Como outras cidades lidaram com o fim do fundo de apoio à Polícia Militar

Especial 158 anos: confira especial sobre a culinária de Brusque

O Moinho Werner será o patrocinador deste ano para a fabricação da cuca. Sara conta que, desde o início até o fim do processo de fabricação, mais de uma dezena de pessoas se envolverão. Tudo será feito nas dependências da Sassipan.

A cuca gigante é, de fato, a junção de várias cucas que são produzidas separadamente e unidas posteriormente. A gerente de marketing da Sassipan comenta que o doce é servido “fresquinho”, por isso, a fabricação deve ocorrer poucas horas antes.

Quanto aos sabores, serão os tradicionais da culinária alemã, como abacaxi, queijinho, farofa e outros que já são habituais nos cafés dos brusquenses.

Para o prefeito de Brusque, Jonas Paegle, o corte da cuca gigante é uma homenagem à cidade. “A cuca é um símbolo de Brusque”, declara.

Veja também:
Ex-prefeito Ciro Roza é novamente multado pela Justiça: saiba os motivos

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

“Eu tratava ele como um filho”, diz mãe de Bianca Wachholz sobre assassino

Paegle diz que o corte da cuca gigante também é uma menção ao Festival Nacional da Cuca, que tem ganhado cada vez mais projeção e levado o nome da cidade para todo o país. “É a semana de Brusque, o aniversário do município, não poderíamos deixar de fora a cuca”, afirma o prefeito.

A cerimônia para o corte foi organizada pela Secretaria de Turismo. O diretor Norberto Maestri, o Kito, afirma que a cuca é simbólica para a cidade, por isso foi incluída nas festividades do aniversário do município.

O diretor convida a população que quiser saborear a cuca gigante a comparecer no Sesc às 16h. Ele destaca que serão “vários sabores deliciosos”.