Culinária mineira: se surpreenda com a receita de carne curada com baião de 1
Huramaki de Porco.
Prato Principal
Carne Curada com Baião de 1.
Sobremesa
Tapioca de Café com Doce de Leite
Carne Curada
500 g de feijão-verde
Sal (o que bastar)
Carne curada
1 kg de miolo de alcatra (também é
encontrado como coração de alcatra
ou centro de alcatra)
3 colheres (sopa) de flor do sal
1 colher (chá) de açúcar mascavo
Manteiga de garrafa a gosto
Risoto
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres de manteiga
1 xícara de arroz arbóreo
Caldo de legumes
300 g de queijo coalho ralado
1 pitada de coentro
Sal (o que bastar
Lave o feijão-verde e coloque na panela de pressão com sal. Cozinhe por aproximadamente 20 minutos para que ele fique levemente duro.
O cozimento será terminado no risoto.
Carne curada
1. Numa tigela pequena, misture o sal com o açúcar mascavo. Corte a carne em 4 pedaços iguais e seque bem com um pano de prato ou papel toalha. Coloque-os numa tigela e polvilhe com a mistura de açúcar e sal, espalhando bem com as mãos cobrindo toda a superfície.
2. Tampe a tigela (ou cubra com filme) e mantenha na geladeira por dois dias. Passado o primeiro dia, abra a tigela, escorra o líquido que tiver formado e vire os pedaços de carne.
3. Feche novamente e volte para a geladeira – nesse tempo a carne vai concentrar os sabores e perder parte da umidade, ela também vai mudar de cor, do tom vermelho vivo para um marrom mais escuro. Após o segundo dia, transfira a carne para uma assadeira e deixe descoberta na geladeira por mais 1 dia – essa etapa deixa a superfície da carne mais seca.
4. Passado o tempo da cura, retire a carne da geladeira e corte cada pedaço ao meio – no total você vai ter 8 porções. Nesse formato mais quadrado e alto, a carne vai ficar vermelhinha no centro. Se preferir um bife mais fino, você pode fazer um corte ao meio de cada peça, sem chegar até o fim, como se estivesse abrindo um livro.
5. Pressione delicadamente com a mão para nivelar.
6. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando estiver bem quente coloque quantos pedaços de carne couberem, um ao lado do outro e deixe dourar sem mexer por cerca de 1 minuto (não precisa colocar azeite, a carne vai ficar com uma casquinha dourada e soltar da frigideira).
7. Vire os pedaços com uma espátula para dourar a carne de todos os lados. Transfira os pedaços dourados para um prato e repita com o restante.
8. Depois que todos tiverem sido dourados, deixe os pedaços
descansarem por alguns minutos enquanto você lava a frigideira (esse tempo de descanso da carne é Importante para a carne ficar macia e suculenta).
9. Volte a frigideira ao fogo médio para aquecer. Regue com ¼ de xícara (chá) de manteiga de garrafa e volte quantos pedaços de carne couberem na frigideira novamente. Com uma colher, vá regando a carne com a manteiga quente por 4 minutos até aquecer o interior e dourar a superfície.
10. Transfira os pedaços para a tábua e repita com o restante. Deixe a carne descansar novamente por 4 minutos antes de fatiar para servir.
Risoto
1. Refogue 1 cebola e 2 dentes de alho em 2 colheres de manteiga até dourar. Junte 1 xícara de arroz arbóreo e deixe refogar por 3 minutos. Acrescente caldo de legumes aos poucos e cozinhe bem sem deixar que o caldo seque completamente.
2. No meio do cozimento acrescente o feijão-verde e mais um
pouco de caldo.
3. Apague o fogo, acrescente 300 gramas queijo coalho ralado e mexa bem para que todos os ingredientes se misturem.
4. Acrescente uma pitada de coentro. Corrija o sal se necessári