Culto de ação de graças encerra programação dos 160 anos da presença luterana em Brusque
Celebração contou com participação especial de coro de Curitiba e foi um momento de expressão de gratidão da comunidade
Celebração contou com participação especial de coro de Curitiba e foi um momento de expressão de gratidão da comunidade
A Paróquia Bom Pastor realizou neste domingo, 16, um culto de ação de graças que encerrou a programação em alusão aos 160 anos da presença luterana em Brusque. O culto contou com a participação especial do coro da Sociedade Thalia, de Curitiba, sob a regência do maestro Paulo Kühn.
O culto foi celebrado pelos pastores da comunidade, Edélcio Tetzner e Cláudio Scheffer, o pastor emérito Werner Brunken e o bispo Alan Schulz.
Pastor Edélcio frisou que este culto é um momento especial de gratidão. “Somos igreja em função de prestar culto a Deus, e esta é uma oportunidade de agradecimento”.
Ele ainda ressaltou a valorização da tradição entre os 12 a 15 mil luteranos em Brusque. “Vamos transferindo os valores e o conhecimento, facilitando o entendimento desde os mais jovens. A presença luterana é forte aqui, assim como em todo mundo, porque tem compromisso com uma tríplice ação missionária: educação, saúde e espiritualidade”.
Na pregação, o bispo Alan agradeceu à comunidade pelo convite e falou sobre a importância de valorização do passado e do olhar para o futuro.
“Podemos imaginar a vida como um veículo como enorme para-brisas. Quanto maior visibilidade, melhor. Com certeza, as pessoas que iniciaram a igreja aqui enfrentaram suas dores e medos. Somos gratos às pessoas que nos antecederam na fé e deram sua vida à comunidade e ao Evangelho. Somos, hoje, animados a levar essa palavra adiante”.
Na sexta-feira, 14, foi realizado um jantar no centro evangélico dentro da programação de celebração dos 160 anos da comunidade luterana no município, que teve o culto como ponto alto.
“A programação foi planejada por meses e foi muito bonito ver o envolvimento da comunidade. É um momento de gratidão, de celebração e de olhar para o futuro com esperança”, destaca pastor Cláudio.
O culto também contou com a presença do prefeito Ari Vequi, do senador Esperidião Amin e de sua esposa, a ex-deputada Ângela Amin.
Vequi destacou a relevância da Igreja Luterana na tradição de fé da comunidade brusquense, enquanto Amin falou sobre a importância da busca pela paz e da harmonia em tempos de violência no Brasil e no mundo.