X
X

Buscar

Cultura em Movimento reúne população em tarde de lazer, em São João Batista

Evento realizado pela Funjuve teve como tema o Talento Musical, e contou com a participação de bandas locais

Uma tarde de lazer foi proporcionada à comunidade batistense durante este sábado, 16, com o Cultura em Movimento, edição Talento Musical, na rua Ramão Pedro Rodrigues, no Centro. O evento foi realizado pela Fundação Municipal de Cultura e Juventude de São João Batista (Funjuve), e contou com a parceria de outras secretarias municipais.

Sete bandas locais se apresentaram no palco, além da divertida batalha de Rap. O diretor da Funjuve, Jerry Adriani Laurindo explica que de acordo com o calendário anual, serão realizadas quatro edições do Cultura em Movimento. O projeto, nascido em 2016, tem crescido a cada nova edição. Nesta, por exemplo, a estrutura do evento esteve maior do que as passadas.

Para valorizar os jovens talentos do município, a fundação priorizou o tema e se surpreendeu com a participação. “Estive nas escolas fazendo o convite para os interessados a participarem e tivemos bastante inscrições. Ficamos felizes, pois esse é nosso intuito: fazer com que nossos jovens participem dos eventos culturais disponibilizados pelo município”, diz o diretor.

Além das participações musicais, o evento contou com a feira de artesanato. A jovem empreendedora Sabrina Picolo Leopoldino, 24 anos, expôs no local, junto com os pais, os bordados confeccionados por ela. Em destaque estava a toalha com bordado em libras, escrita Deus, e a em braile, que ganhou grande repercussão estadual pela criação da matriz própria, e trazia a frase: Um aviso, você é lindo.

O Clube de Desbravadores, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, de São João Batista, também participou do Cultura em Movimento. O responsável regional do grupo, Quelvin Inácio Wisintainer, 24, conta que foram desenvolvidas atividades recreativas com os participantes, especialmente crianças. “É uma maneira da comunidade também conhecer nosso trabalho e entender que para fazer parte do grupo não precisa necessariamente pertencer a mesma religião que a nossa”.

Miriany Farias

Educação Ambiental
Na tenda da Polícia Militar Ambiental de Tijucas o que mais chamava a atenção do público eram os animais empalhados que estavam expostos. A soldado Cibelle Sbrana Serur dos Santos conta que o objetivo da participação foi trabalhar a educação ambiental das pessoas em forma de conscientização.

Foram disponibilizadas ainda cartilhas da fauna, flora, pesca, água, poluição, recuperação da mata ciliar, entre outras aos participantes. “Estar num evento do município é uma maneira também de nos aproximarmos da população, pois além da parte de fiscalização que fizemos, trabalhamos forte a conscientização por meio da educação ambiental”, frisa.

Entre os animais empalhados estavam um tucano, coruja, tatu e capivara. Todos eles que estão presentes na região do Vale do Rio Tijucas.

Miriany Farias

Participação do público
Juliana Aparecida Cordeiro, de 40 anos, presenciou todo o evento e estava bastante orgulhosa, especialmente da filha, Maria Antônia Simm, 15, que se apresentou musicalmente. “Acho importante participar desses eventos, prestigiar o que o município tem a oferecer, e além de tudo, ver minha filha se apresentar”, diz.

Rosa Tomazoni dos Santos, 63, acrescenta que o evento é um lazer para a população e que devem acontecer outros com mais frequência. “É uma pena que as pessoas ainda não participam tanto. Há uma reclamação da falta de opções de lazer e entretenimento na cidade, mas quando tem, não apreciam”, avalia.

O casal William dos Santos Gayger, 16, e Kayane Ferreira da Silva, 15, passou pelo local para conferir as atrações. “Estava tudo muito bom, muito bem organizado. É muito bacana mostrar os talentos que temos e ainda chamar a atenção para nossa cidade”, comenta Gayger.

O diretor da Funjuve ressalta que apesar da participação popular ainda ser baixa, já se percebeu um aumento de público nesta edição. “As pessoas ainda não têm o hábito de participar de eventos assim ou de feira de rua. Mas aos poucos vamos cativando a população”.

Miriany Farias

Vacinação
A Secretaria de Saúde aproveitou a tarde para realizar a campanha de vacinação contra a febre amarela. Foram disponibilizadas 130 doses da vacina durante a tarde, e para a surpresa, houve grande adesão da população.

Morador do bairro Krequer, Vanildo dos Santos, 30, levou os filhos Hananda, 11, Vitória, 8, e Samuel, 6, para conferir o evento e aproveitou para vacinar todos. “É bom para a cidade, às vezes não temos tempo durante a semana, então aqui já conseguimos manter a vacina em dia”, diz.

A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Aline Paulista conta que desde outubro o governo intensificou a campanha, após a confirmação de oito casos no Paraná. “Como a febre amarela é silvestre, está descendo pela mata atlântica, então em breve deve chegar em Santa Catarina”, informa.

Além da vacinação durante o Cultura em Movimento, a campanha ocorre também nos postos de saúde dos bairros. A vacinação contra a febre amarela é para pessoas entre 9 meses e 59 anos.

Miriany Farias

Batalha de rap
Um dos pontos altos do evento foi a batalha de rap que ocorreu durante a tarde. O grupo da Batalha da Praça trouxe quatro MCs para apresentarem à comunidade a arte. Um dos membros do grupo, William Oliveira, 22, explica que a sigla rap vem de Respeito, Amor e Paz, por isso, durante as apresentações buscam levar informações, conscientização e sentimentos às pessoas.

“Ficamos muito felizes com a oportunidade nos dada, porque fizemos um movimento independente na cidade. Com esse convite da Funjuve conseguimos mostrar para as pessoas o que e como fizemos, até porque muitas vezes as pessoas olham o rap com algo estranho”, comenta.

Além das batalhas que envolveram o público com auxílio de palavras para rimas, o grupo também recitou poesias. “Nos sentimos muito bem acolhidos no evento. Cada apresentação que fizemos damos o nosso melhor para que consigamos abrir mais portas”, diz.

Miriany Farias

Show regional
O evento foi finalizado com a apresentação da banda Noe Jack. Na estrada desde 2012, o grupo, que conta com integrantes de Bombinhas, São João Batista, Nova Trento e Tijucas, levantou o público com um repertório que mescla reggae, pop e rock.