Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifebe entrega bancos-biblioteca para municípios da região

Atividade integrou a 3ª edição do Executa, projeto interdisciplinar com finalidade social e prática

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifebe entrega bancos-biblioteca para municípios da região

Atividade integrou a 3ª edição do Executa, projeto interdisciplinar com finalidade social e prática

Foi finalizado em março mais uma edição do maior projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Brusque (Unifebe). O 3º Executa — atividade interdisciplinar que envolve acadêmicos da 1ª a 10 fase na missão de desenvolver uma problemática com finalidade social e prática — foi um sucesso e envolveu toda a comunidade regional.

Neste semestre, os alunos projetaram um Banco-Biblioteca que contemplou diversas cidades. Os mobiliários foram adequados aos espaços e entregue com livros.

A equipe de Camila Raiser, Fabiana Cristina Hentz, Gabriel Gessele, Jaqueline Bonecher Motta e Otmar Alexandre foram os vencedores do desafio. Eles criaram o “Pierre Ei Bois” — banco-biblioteca implantado na praça Getúlio Vargas, no Centro de Nova Trento.

A área é de aproximadamente 5 mil metros quadrados e comporta parque infantil, quiosque, academia ao ar livre, chafariz, passeios e vegetação. Conforme o grupo, o ponto escolhido para locação do banco fica na extremidade noroeste da praça, extremidade oposta ao parque infantil, sob a sombra de uma árvore, com vista estratégica para todos os lados, especialmente para o chafariz e para o tratador de pássaros.

Camila, da 9ª fase, explica que a Arquitetura Modernista inspirou a criação do projeto, que utilizou materiais naturais, como madeira, pedras e vegetação.

“Cada Executa é esperado com muita ansiedade, pois é um trabalho que abre nossa mente para o mundo da arquitetura. A dificuldade maior é sempre a integração das diversas ideias, mas após o resultado ficamos felizes e muito realizados”, salienta.

Josieli Ribeiro dos Santos, da 9ª fase, conquistou o 3º lugar. O banco-biblioteca de linhas retas e minimalistas está na Unifebe. Foi reaproveitado assoalho de uma casa velha e utilizado policarbonato. “Foi uma experiência muito legal, porque aprendemos a durabilidade de cada item, nos aproximamos mais dos nossos colegas e ainda contribuímos com a comunidade”, destaca.

Para Thiago Petermann Barbosa, da 1ª fase, o Executa permitiu que aprendesse com a diversidade. “Cheguei agora na Unifebe e já estou projetando. Achei a atividade incrível e já estou aprendendo como é a realidade do mercado”, enfatiza.

Objetivo conquistado
O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Marcelius Oliveira de Aguiar, destaca que o Executa valorizou os municípios dos alunos e a sociedade teve a oportunidade de conhecer o trabalho realizado pela Instituição.

“Percebemos que a estratégia de atingir as cidades que os nossos estudantes moram surtiu resultados. Mais uma vez o projeto foi um sucesso, os estudantes gostaram, os professores e toda a comunidade regional. É a Unifebe deixando sua marca na comunidade” ressalta.

O morador de Nova Trento, Valmor Sgrott, elogiou a iniciativa do curso de Arquitetura e Urbanismo em sua rede social. No Facebook, ele relata que ao caminhar no Centro da cidade, como de costume, se deparou com o banco-biblioteca e ficou feliz. “Parabéns a todos os envolvidos”, declara.

Resultados

1º lugar
Camila Raiser
Fabiana Cristina Hentz
Gabriel Gessele
Jaqueline Bonecher Motta
Otmar Alexandre

2º lugar
Milena Slomsky
Priscila Ferreira Barros Ribeiro
Rayssa Grignani
Ricardo Rahn Martinez
Robert Zanon

3º lugar
Jaqueline Nazario
Jenifer Dionisio
Jhulia Marihá
Josiele Ribeiro
Rubia Fischer

Confira os trabalhos clicando aqui.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio