X
X

Buscar

Cursos de culinária são uma opção para quem busca renda extra em Brusque

Além de pessoas que procuram aumentar a renda, também há quem cozinhe como hobby e quer ampliar o repertório de receitas

Uma opção para quem procura implementar a renda no fim do mês é aprender a fazer comidinhas, doces ou salgados para vender. Cozinhar em casa, ao invés de comer fora, também é uma maneira de poupar. Por isso, a procura por cursos de culinária é grande, e quem vai atrás dessas aulas são tanto as pessoas que já amam cozinhar e querem aprender novas técnicas quanto quem não faz a menor ideia do que fazer na cozinha.

A proprietária do Maria Pimenta, Sheila Aline Guesser, afirma que há muitas pessoas interessadas em cursos de gastronomia na região, seja para trabalho ou como hobby. Na escola dela, “90% dos alunos procura o curso por gostar de cozinhar, receber os amigos em casa. E muita gente até tem interesse, mas acaba se segurando, por causa do valor. A não ser que a pessoa trabalhe com isso, é um curso supérfluo”, diz.

Os cursos são rápidos: têm um módulo, e duração de uma noite. “Temos o calendário mensal, com aulas de segunda a sábado. Cada dia um curso diferente, desde o iniciante, culinária básica para quem não sabe nada de cozinha, até alta gastronomia, com aulas de culinárias internacionais, como mexicana, japonesa e tailandesa.”

Outra opção de curso de culinária é o oferecido pelo supermercado Angeloni, a Cozinha Dona Helena. Segundo a responsável pelo curso, Tayna Orlandi, as aulas já existem há cerca de um ano e têm como objetivo “envolver o cliente ainda mais com o mercado”. Para participar das aulas, é preciso estar cadastrado no sistema de pontos da rede, o Dotz, e inscrever-se nos cursos que desejar, limitado a dois por mês.

As aulas da Cozinha Dona Helena, assim como as da Maria Pimenta, são de módulo único: cada noite tem um tema diferente, e a aula é ministrada por um chef convidado. São feitas também aulas especiais, como o curso de ovos de Páscoa, que acontece no próximo dia 26.

Segundo Guesser, a público que procura aulas de gastronomia é muito variado, desde crianças, que podem fazer a aula de culinária infantil, até adultos. Os cursos de iniciantes são bastante frequentados por adolescentes e jovens. Em relação ao gênero, também é variado. “Eu diria que é meio a meio. Tem turmas que fecham só com mulheres, outras só com homens… Mas, de uns anos pra cá, os homens estão buscando bastante a gastronomia”.

Tayna Orlandi percebe também que, na Cozinha Dona Helena, a maior procura pelos cursos é de pessoas entre os 30 e 40 anos, que cozinham como hobby ou procuram uma renda extra. “Nas nossas aulas, os chefs dão dicas de como fazer para vender, como vender mais”, explica.

Os alunos do curso do supermercado recebem o material com a receita, numa apostila que podem levar para casa. Após a preparação do prato, é feita a degustação. “Nós temos até um grupo para que os alunos disseminem as receitas aprendidas, mandando fotos e o modo de preparo para colegas que não participaram de algum curso”, diz Orlandi.

A Maria Pimenta existe há seis anos e oferece cursos de hambúrguer, massas, risotos, cucas, cozinhas internacionais, culinária básica e de sushi, que, de acordo com Guesser, “sempre lota”, e é um dos preferidos dos brusquenses. As turmas são de no mínimo dez e no máximo 16 pessoas.

As turmas da Cozinha Dona Helena são de 30 pessoas e acontecem no espaço do supermercado Angeloni, às terças e quintas. Os cursos não tem custo, apenas o quilo de alimento não-perecível, que é doado para instituições do município.