Cursos de Graduação da Unifebe desenvolvem roupas com tecidos tecnológicos para modalidades esportivas

Projeto foi desenvolvido em parceria com empresas têxteis da região

Cursos de Graduação da Unifebe desenvolvem roupas com tecidos tecnológicos para modalidades esportivas

Projeto foi desenvolvido em parceria com empresas têxteis da região

Oportunizar, por meio de roupas com tecidos tecnológicos, a melhora do rendimento para o lazer e para o desempenho de diferentes modalidades esportivas foi o desafio da Curricularização da Extensão 2023.1 dos cursos de Design de Moda e Educação Física do Centro Universitário de Brusque (Unifebe).

Neste semestre, a atividade contou com o apoio das empresas Latina Têxtil e Diklatex, produtoras de malhas tecnológicas, voltadas à confecção de roupas esportivas.

A partir do material e das reais necessidades apontadas por atletas e por praticantes de 15 modalidades, os estudantes foram instigados a pensar em soluções tecnológicas para peças esportivas.

Unifebe/Divulgação

Melhorias

Contribuir para o movimento e a capacidade física, estabilizar articulações durante os impactos, proteger contra lesões e controlar a temperatura corporal foram algumas das melhorias implementadas nas criações dos acadêmicos.

O grupo da estudante de Design de Moda, Maria Eduarda Melo, trabalhou com o basquete. Em conversa com um atleta da modalidade e também estudante de Educação Física da Unifebe, os integrantes aprenderam as peculiaridades do esporte e quais os itens eram essenciais para o uniforme.

Como na maioria dos esportes de alto rendimento, os estudantes levaram em consideração diversas regras determinadas pelas federações, para que as peças propostas pudessem ser utilizadas em competições oficiais. Com todas as informações técnicas do esporte, pesquisadas pelos estudantes de Educação Física, foi a vez de os acadêmicos de Design de Moda assumirem o direcionamento do trabalho.

Basquete

De acordo com Maria Eduarda, o atleta de basquete apresentou como peças do uniforme uma regata, uma calça de compressão e um short.

Seguindo as observações apontadas por ele, a equipe desenvolveu oito croquis. Desse total, três foram selecionados e serviram de base para a elaboração do croqui e da peça final.

“A integração com o curso de Educação Física foi bastante interessante, compartilhamos muitos aprendizados. Criamos um produto que fosse voltado para um atleta de alta performance, que não atendesse apenas às questões estéticas da peça, mas também a funcionalidade do esporte. Seja a parte de mobilidade, transpiração. Adaptado para a realidade dele dentro do esporte”, explica.

Vôlei

Outra modalidade estudada pelos cursos foi o Voleibol. A equipe do acadêmico de Educação Física, Thiago Morelli, buscou trabalhar diversas especificidades do esporte.

Diferente do basquete, no Vôlei as peças foram mais ajustadas ao corpo do atleta, com o intuito de diminuir o número de infrações, como as de toque na rede.

O grupo também criou um manguito, para que o atleta desempenhasse melhor sua execução de passe e as meias e tops de compressão, para estabilizar e proteger os músculos e articulações.

“O trabalho possibilitou esse contato com uma área totalmente distinta da Educação Física, fazendo com que puséssemos em prática nossos conhecimentos sobre o esporte, buscando atender as necessidades do atleta e, assim, transmitir, da melhor maneira possível essas informações, para que o curso de Design de Moda desenvolvesse uma peça adequada”, avalia.

Formação integral

Para o professor e coordenador da Curricularização da Extensão do curso de Educação Física, André Braz, a atividade proposta neste semestre ampliou a visão dos futuros profissionais.

“Eles perceberam que a Educação Física não é apenas a prática e o ensino do esporte, é uma profissão que prima pelo cuidado da saúde integral dos seres humanos. Nesse sentido que, a indumentária faz parte do esporte e o profissional, compreendendo isso, saberá orientar muito melhor seus atletas, estudantes ou clientes”, enaltece.

Unifebe/Divulgação

A coordenadora de Design de Moda, professora Jô Rosa, destaca que ideia de unir os dois cursos surgiu a partir do tema central da Curricularização da Extensão: Tecnologia e Inovação.

“Pensamos em integrar duas áreas distintas, mas que juntas poderiam agregar tecnologia e inovação em prol de melhorias. Graças ao apoio das empresas parceiras, nossos estudantes puderam ser bem criativos e inovadores, apresentando produtos tecnológicos que podem sim, transformar a performance esportiva”, enfatiza.

As ideias e produtos foram apresentados para as empresas e durante a exposição, os acadêmicos apontaram as pesquisas realizadas e trouxeram os protótipos desenvolvidos.

“Foi uma experiência muito positiva participar do projeto, tanto por contribuir com a comunidade acadêmica, pois o desenvolvimento constante das pessoas faz parte dos nossos valores, quanto pela oportunidade de oxigenar as percepções sobre nossos produtos. Os principais insights foram os novos olhares nas modalidades e nas aplicações dos produtos”, evidencia a Gestora de Pesquisa e Desenvolvimento da Latina Têxtil, Suzana Lobo.

O portfólio produzido foi entregue aos agentes externos para análise de possível implementação.

Unifebe/Divulgação

A Extensão

Realizada semestralmente com os acadêmicos dos cursos de Graduação, a Curricularização da Extensão prevê a realização de projetos, programas, oficinas, eventos e até prestações de serviços à comunidade, por meio da articulação do ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar.

“É esse integrar cursos e componentes curriculares que transforma o aprendizado e torna possível que ele seja facilmente aplicado pelos nossos estudantes em diversas iniciativas em prol da sociedade”, destaca o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa.

Amparados por professores de diversas disciplinas, em conjunto com as vivências e problemáticas reais da sociedade, proporcionam essa troca entre universidade, empresas, poder público e população em geral.


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