X
X

Buscar

Custou caro

O Brusque deu adeus a uma vaga na segunda fase da Copa do Brasil e a um prêmio de 625 mil reais (com chance muito boa de ir para a terceira fase) por causa de um fator muito comum em confrontos eliminatórios: o excesso de precaução, ou medo, como você preferir. O Atlético Goianiense não […]

O Brusque deu adeus a uma vaga na segunda fase da Copa do Brasil e a um prêmio de 625 mil reais (com chance muito boa de ir para a terceira fase) por causa de um fator muito comum em confrontos eliminatórios: o excesso de precaução, ou medo, como você preferir. O Atlético Goianiense não é esse time todo, e mesmo bastante desfalcado, o Bruscão conseguiu fazer um primeiro tempo equilibrado e saiu na frente, num gol de pura vontade e oportunismo de Hélio Paraíba.

Mas chegou o segundo tempo, e o técnico Marcelo Caranhato começou a errar: tirou Maranhão, o melhor em campo e que tinha a “válvula de escape” pela direita, causando preocupação ao setor de defesa do time de Goiânia, para colocar o jovem Vicente, ainda não testado suficientemente.

Ele entrou e fez tudo errado, querendo resolver tudo sozinho. Houve um momento da partida que seus companheiros desistiram de passar a bola para ele. Ainda com o placar de 1 a 0, o treinador sacou Clebinho, o único meia do time, para colocar outro volante, Beltrame.

Aí, numa bola dominada na frente com Valkennedy (que teve uma atuação terrível), o Atlético sai em contra-ataque, e a defesa do Brusque (com três zagueiros em campo) bate cabeça com a jogada em andamento, sem que nenhum jogador fosse capaz de forçar uma falta providencial. Um a um, e o time, sem poder de reação e tempo para fazer mais um, não teve como mudar o cenário.

Deu tudo absolutamente errado em uma vitória que era muito possível. A diretoria deve ter lamentado demais o fato de não receber a bolada da segunda fase, que ajudaria demais no caixa do clube.

O momento do Brusque inspira cuidados. Só não é desesperador porque o time ainda está em posição satisfatória na tabela do Estadual.

Mas algo precisa ser feito: no jogo contra os reservas da Chapecoense, sábado passado, o time conseguiu tomar três gols em falhas absurdas: dois deles foram bolas nas costas do laterais, em jogadas praticamente idênticas, e o outro veio numa bola aérea onde Everaldo cabeceou completamente sozinho, sem ninguém para incomodar, sendo que cinco minutos antes saiu uma jogada rigorosamente igual, com Yann Rolim, que por sorte não acabou em gol.

E ainda tem o problema ofensivo, onde o sistema de armação no meio-campo está bem longe de ser o ideal.

Uma derrota para o bom time do Avaí na Ressacada não é nada de anormal. Agora, o foco é se manter na primeira divisão, e os confrontos da semana que vem, contra Metropolitano e Joinville, que não ganharam de ninguém na temporada, ganham contornos de decisão. Duas vitórias praticamente eliminam o risco de degola. Pode ser duro dizer isso, mas precisamos admitir que o elenco do Brusque é limitado e o único objetivo é ficar na frente de dois times do Estadual e se manter na elite no ano que vem.

Visitas
Quem esteve assistindo Brusque x Atlético-GO nas cadeiras do Augusto Bauer foram três profissionais reconhecidos e que teriam facilmente espaço aqui: os técnicos Gilmar Dal Pozzo e Waguinho Dias, e o gerente de futebol João Carlos Maringá. Quem sabe um dia.

Natação
A Prefeitura de Brusque anunciará hoje um projeto que englobará as academias de natação da cidade, com a unificação dos trabalhos dos professores pagos pela municipalidade através do Bolsa-Técnico, e a criação de apenas uma equipe competitiva na cidade, o que com certeza vai deixar mais forte a modalidade, de tanta tradição por aqui. O nome da futura equipe será Natação Brusque. Ótima notícia.

Estádio
Leitores perguntam sobre a situação do projeto do novo estádio. Atualmente, a diretoria do Bruscão acerta com a prefeitura os trâmites para a cessão, de forma oficial, da área destinada para a construção não só da Arena, bem como de dois campos de treinamento (o que pode significar,na prática, que o clube pode deixar as dependências do atual CT, cuja área não lhe pertence). A administração já planeja as obras de infraestrutura básica para o local, como os acessos, energia e água. Como a construção não passa por licitação, já que será feita pelo clube e Havan, ou seja, iniciativa privada, o processo pode correr mais rápido.

Rodada
O jogos do final de semana do Catarinense são interessantes: amanhã, tem a Chapecoense, com força máxima, fazendo jogo de seis pontos contra o Figueirense, tentando abrir distância na liderança. Por outro lado, no domingo se enfrentam Metropolitano e Tubarão. É a tal da briga de foice no escuro: os dois precisam ganhar para subir na tabela e o empate é péssimo para ambos, e ótimo para os outros.