CVV de Brusque realiza evento em prevenção ao suicídio na ponte estaiada

Dia 10 de setembro é o dia mundial de prevenção do suicídio

CVV de Brusque realiza evento em prevenção ao suicídio na ponte estaiada

Dia 10 de setembro é o dia mundial de prevenção do suicídio

O Centro de Valorização da Vida (CVV) de Brusque, realiza nesta quinta-feira, 10, um evento em alusão ao dia mundial de prevenção do suicídio. Além do dia, o mês de setembro também chama a atenção para a causa.

A ação será realizada na ponte Estaiada, Centro do município. O evento terá duração de duas horas, das 9h às 11h, e serão destacadas frases de efeito em alusão ao tema. Ano passado, o CVV distribuiu lembranças aos motoristas, mas devido à pandemia optaram pelas faixas.

Segundo a voluntária Darci Mari de Simas Machado, é esperado que pelo menos seis a oito voluntários estejam no dia, ajudando a mostrar as faixas e frases de efeito.

As luzes da ponte estaiada estão amarelas desde o início do mês, devido ao setembro amarelo. Foto: Divulgação

Atendimentos e pandemia

O CVV de Brusque já atendeu mais de 8 mil ligações de janeiro a junho. Através do telefone 188, que funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano, qualquer pessoa que precisar conversar pode entrar em contato de forma gratuita.

A voluntária Mari destaca que não há muita diferenciação de idade nos atendimentos realizados pelo centro, inclusive muitos adolescente entram em contato. Ela ressalta que devido à pandemia aumento muito a procura.

Segundo ela, nesse período, muitas pessoas se queixam de ansiedade, “as pessoas nas ligações falam bastante de como estão vivendo na pandemia, trancadas dentro de casa, as incertezas”. Além disso, o desemprego e a solidão são os tópicos mais comentados.

Sobre a solidão, a voluntária comenta que muitas pessoas ligam para conversar com alguém, pois se sentem sozinhas. Neste caso, a grande maioria são pessoas idosas.

Em busca de voluntários

Mari informa que o CVV está precisando de novos voluntários. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos, e ter disponibilidade para quatro horas semanais de atendimento. Além disso, o interessado deverá fazer um treinamento online para poder atender.

Para se candidatar, é possível ligar para a voluntária pelo telefone (47) 99905-0521 ou enviar um email para [email protected] com nome completo, idade endereço e telefone.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo