X
X

Buscar

Dados sobre o turismo no Vale Europeu

O Vale Europeu e toda a sua cultura, belas paisagens e religiosidade foi destaque na segunda apresentação da Rota Estratégica do Turismo. Os painéis estão sendo realizados em 12 regiões do estado, com o objetivo de destacar as vocações turísticas dos municípios catarinenses. O estudo foi desenvolvido pela Fecomércio SC, Sebrae, FIESC e a Federação de Convention & Visitors Bureaux de Santa Catarina (FC&VB-SC).

No encontro realizado, na noite de ontem, 17, em Brusque, estiveram presentes representantes dos municípios da região, além de autoridades e pessoas ligadas ao turismo no Estado. “Temos que trabalhar juntos para desenvolver ainda mais o turismo em Santa Catarina. A região de Brusque, por exemplo, terá um ganho muito grande com a duplicação da rodovia Antônio Heil – que não vai parar – , o que vai facilitar ainda mais o deslocamento do visitante para as demais cidades da região”, garantiu o presidente da Santur, Valdir Rubens Walendowsky.

O planejamento estratégico do setor propõe ações até 2022, objetivando unir as entidades representativas do setor e discutir medidas que podem ser adotadas no futuro. A iniciativa busca a consolidação do Estado como destino turístico inteligente, diante de um cenário em que os consumidores de turismo estão mais exigentes e conectados. “Os dados que apresentamos servem como um parâmetro para que os gestores de cada município desenvolvam ações para atividades que podem não estar gerando bons resultados ou expandir outros, além de firmar parcerias com outras cidades próximas para incrementar o turismo”, destacou o presidente da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio SC, João Eduardo Moritz.

Durante o evento, o SCCVB apresentou informações sobre a participação dos Conventions junto ao trade turístico, a importância de que vários setores estejam filiados à entidade e as ações que desenvolve. “É importante destacar que o turismo é um setor que, quando vai bem, todos ganham, desde o posto de gasolina onde o visitante abastece, passando pelo restaurante, lanchonete, até o hotel e a agência de viagem. Hoje 12,5% da atividade econômica de Santa Catarina, vêm do turismo”, disse a diretora executiva do SCCVB, Ana Blanco.

Para o Vale Europeu, a estimativa é positiva, devido ao grande potencial que a região possui, com destaque para as festas de outubro e a cultura ítalo-germânica, porém o estudo apresentada possibilidade de desenvolvimento para outras atividades. Para as cidades que fazem compreendem o Brusque Convention & Visitors Bureau (Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento) muitas ações devem ser realizadas. “Nosso potencial é muito grande, com a Fenarreco, as cervejarias e o turismo de compras, em Brusque; a cultura de Guabiruba, a gastronomia e suas belas paisagens; as grutas de Botuverá e o turismo religioso de Nova Trento, além e muitas outras atrações. Temos que aproveitar o que temos de melhor e trazer o turista para nossa região”, lembrou o presidente do Brusque CVB, Ademir José Pereira.

Hoje pela manhã a apresentação da Rota Estratégica do Turismo acontece em Joinville, depois segue para Balneário Camboriú (25.10), Jaraguá do Sul (26.10), Florianópolis (27.10) e São Joaquim (31.10).

Confira quem esteve no evento, com as fotos de Rúbia Guedes/Mídia Press:

Thiago Crinchev, do Master Shopping Atacadista e Jorge Ramos
Presidente do Brusque CVB, Ademir Pereira e Valdir walendowsky, Presidente da Santur
Elder Arceno, gerente da divisão de relações institucionais e governamentais da Fecomércio; presidente da Santur, Valdir Walendowsky; presidente Câmara de Turismo da Fecomércio, João Eduardo Moritiz; Marcelo Gevaerd, presidente Sindilojas e gerente de planejamento da Fecomércio, Renato Barcellos
Diretora executiva do SCCVB, Ana Blanco e a vice-presidente do SCC VB, Margot Rosenbrock.
Representantes do turismo de Guabiruba, Nova Trento e Botuverá estiveram presentes no evento