Data para tomar segunda dose da vacina da Covid-19 pode ser checada on-line; saiba como
Caso pessoa perca o comprovante, também é possível solicitar outro no local de vacinação em Brusque
Caso pessoa perca o comprovante, também é possível solicitar outro no local de vacinação em Brusque
A maioria dos brusquenses foi vacinado contra a Covid-19 das fabricantes Coronavac, Astrazeneca e Pfizer. Nesses casos, é necessário duas doses para ter a imunização completa.
Vários relatos pelo Brasil, porém, dão conta de que muitas pessoas não buscaram a segunda dose, que garante o máximo de eficácia possível. Um dos motivos pode ser a perda do cartão de vacinação que é entregue pelas enfermeiras na aplicação da primeira dose.
Para quem recebeu dose da Coronavac, o reforço deve ser feito 21 dias após a aplicação da primeira dose. Para a Pfizer e Astrazenecea, o intervalo recomendado é de dez a 12 semanas.
Diretora da Vigilância em Saúde de Brusque, Ariane Fischer conta que, caso a pessoa perca o cartão de vacinação, é possível solicitar outro no local de vacinação.
Outra opção é o aplicativo ou do site Conecte SUS, onde é possível checar todas as vacinas que a pessoa já recebeu.
Para quem já completou a vacinação contra Covid-19, lá também é possível obter um Certificado Nacional de Vacinação específico para a doença. Ele é emitido pelo Ministério da Saúde de forma eletrônica, por meio do site e do aplicativo do sistema Conecte SUS.
O documento serve como comprovação legal de conclusão do esquema vacinal e pode ser útil, por exemplo, para viajantes que planejam ir a países que permitem a entrada de brasileiros mediante a apresentação de comprovante de vacinação.
Em Brusque, 802 pessoas das 73.953 que receberam a dose 1 não retornaram, o que equivale a 1,08%.
“Estamos entrando em contato com estes para saber o que aconteceu. Ressalta-se aqui que há uma população flutuante. Tem pessoas que vão embora da cidade assim como tem pessoas que vem. Da mesma forma que outros municípios realizaram a dose 2 nestes, nós também vacinamos dose 2 em pessoas que vieram morar pra cá”, destaca Ariane.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: