X
X

Buscar

De Brusque, técnico conquista quatro troféus com equipe turca de vôlei

Presidente da Abel e ex-comandante da equipe adulta brusquense, Maurício Thomas explica sucesso

A missão de treinar a equipe turca VakifBank vem sendo realizada com sucesso pelo técnico Maurício Thomas. Presidente da Associação Brusquense de Esporte e Lazer (Abel) e ex-técnico da equipe feminina adulta do clube, Thomas já levantou nada menos do que quatro troféus, sendo o último o da Liga dos Campeões da Europa.

Além da Champions do Vôlei, Thomas conquistou também a Superliga Turca, a Copa Turca e a Copa Kuba. O troféu da Liga dos Campeões foi conquistado no domingo, 6, depois da disputa da semifinal no sábado, 5. Os dois jogos foram disputados na Romênia, com vitória na semi diante das italianas do Conegliano por 3 a 2 e um triunfo contra as donas da casa, do Alba Blaj, por 3 a 0.

O técnico revelou que os resultados surpreendentes chamam atenção dos dirigentes esportivos. “Tenho proposta para continuar aqui, mas também recebi contatos de equipes brasileiras. Nesse momento, a família é o mais importante. Vou ver com eles e tomar a melhor decisão”.

Thomas lamentou também o fim do time adulto da Abel, que chegou até a reta final da Superliga B em 2017, mas não conseguiu ter continuidade. “Infelizmente Brusque não tem uma equipe competitiva. Tentamos com a Abel, mas não conseguimos o patrocínio necessário. O público de Brusque compareceu, apoiou, mas só isso não é suficiente. É preciso que a cidade entenda o esporte não como lazer, mas como uma ferramenta transformadora”.

Expectativa atingida

Equipe VakifBank foi campeã da Champions League. Foto: Divulgação

Chegando de um país em que o voleibol é uma referência mundial, Thomas vivenciou uma grande expectativa em torno de seu nome. Conquistar os três principais títulos nacionais foi de grande importância para o técnico. “É a primeira vez que trabalho fora do país. Quando um estrangeiro chega existe uma grande expectativa por resultados, por isso fico contente em contribuir com o time”, diz.

Morando em um país majoritariamente muçulmano, Thomas confessa que sofreu um choque cultural em sua chegada. “A adaptação no início foi mais difícil, mas agora estou mais acostumado. É diferente do nosso país, mas respeito e aprendi a conviver. O fato de eles serem muçulmanos não interfere no dia a dia do trabalho”.

Brusquenses: sucesso no voleibol asiático
Maurício Thomas não é o primeiro técnico de voleibol que sai de Brusque para fazer sucesso em terras asiáticas – embora o território da Turquia fique na Ásia e na Europa. Antes do presidente da Abel, o brusquense Carlos Schwanke já havia se aventurado pelo território dos muçulmanos.

Atualmente, o brusquense, que começou sua carreira na Sociedade Esportiva Bandeirante, é técnico de uma equipe do Catar, o Al-Rayyan Sports Club. Antes disso, porém, ele foi técnico do Al-Hilal, da Arábia Saudita, e do Dar Kualib, do Barém, sendo que chegou a ser o técnico da seleção bareinita.