X
X

Buscar

De novo: moradores de Brusque flagram manchas escuras no rio Itajaí-Mirim

Vídeo enviado por leitor do jornal registra situação

Leitor entrou em contato com o jornal O Município e enviou vídeo registrado no dia 16, segunda-feira, que mostra manchas escuras no rio Itajaí-Mirim, em Brusque. De acordo com o superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Cristiano Olinger, a situação “já foi vista em outras vezes”. 

O fiscal e o engenheiro químico do órgão se deslocaram até o local para verificar a denúncia, na saída do ribeirão do Azambuja. A equipe considerou a situação corriqueira em dias chuvosos. Olinger acredita que o vídeo foi gravado após a chuva, pois a vazão do córrego estava acima do normal.

Segundo o superintendente, quando há chuva, acontece um aumento de vazão e da velocidade da água, que acaba lavando as tubulações dos arredores e esse material acumulado é levado ao rio.

Fiscalização mais rigorosa

Por conta dos casos de poluição registrados no Itajaí-Mirim, a Fundema pretende convocar uma reunião com a Vigilância Sanitária do município e o Samae, para que sejam realizadas vistorias nas casas e empresas próximas ao rio. 

Conforme Olinger, “a única forma de acabar com essa problema, é ir ponto ponto a ponto verificando a qualidade da água e sua piora, e com ajuda da Vigilância Sanitária ver os estabelecimentos que podem estar descartando resíduos”.

Ainda não foi definida data para a reunião, pois devido ao coronavírus, a Fundema irá fechar por pelo menos sete dias, de acordo com o decreto publicado pelo governo do estado. Ele declara ainda que o Fundema irá fazer atendimentos apenas pelo plantão.  

Confira o vídeo: