X
X

Buscar

De que cor serão os olhos do bebê?

A gestação é um período sensacional. É a espera por um ser novo, feito todinho pela mãe e pelo pai. Ao mesmo tempo em que são feitos planos, cuidados e preparativos para sua chegada ao mundo, fica-se imaginando como será o bebê. Será mais parecido com o pai? Com a mãe? Toda mãe sabe que as dúvidas sobre as características físicas do bebê são supérfluas e não diminuirão – nem aumentarão – em nada o amor ao serzinho que vem ao mundo. Mas é inevitável, pela ansiedade de sua chegada, querer saber como será seu rostinho, seu cabelo… E, nesta onda de especulações, a cor dos olhos é sempre uma das principais indagações.

Mesmo com o ultrassom mais moderno ou o exame laboratorial mais apurado, não é possível verificar qual será a cor dos olhos do bebê. Uma forma prática é recorrer às regras de Gregor Mendel, o pai da Genética, e fazer as combinações de Azão (A) e Azinho (a) – “a” para o azul, “A” para o castanho, “v” para o Verde.  Hoje em dia sabe-se que a cor dos olhos envolve muito mais que apenas um “locus” genético, portanto a regra de Mendel não é exata. No entanto, e possível ter uma boa ideia da probabilidade seguindo essas regras (exemplificadas no esquema abaixo).

Chega o nascimento e a dúvida continua! Bebês muitas vezes nascem com os olhos mais claros, meio acinzentados, meio azulados. É pergunta frequente no consultório: “este azulado irá continuar?”

Acontece o seguinte: Quando os bebês nascem, eles possuem pouca pigmentação na íris, que é a região colorida do olho. Desta forma, os olhos costumam ser mais claros nos bebês recém-nascidos.  À medida em que os meses passam, o pigmento de melanina vai, gradativamente, acumulando-se na íris, e esta passa a tornar-se mais escura. Quanto menor a quantidade de melanina depositada, mais claros serão os olhos. Não é possível prever exatamente o quanto de melanina será depositada, porém, neste caso, um estudo das probabilidades genéticas, assim como a avaliação das demais regiões do corpo, como cabelo e pele, podem dar algumas dicas, mas nunca exatas. Embora não seja possível saber se o olho azulado vai continuar azulado ou não, uma coisa é certa: o olho castanho não vai clarear, assim como o azul escuro não irá tornar-se azul claro. Com o passar dos meses, os olhos dos bebês podem permanecer iguais ou escurecer, mas não clarear. Tal alteração ocorre, em geral, até os 6 meses, porém eventualmente mais que isso. Os olhos castanhos continuarão castanhos, e os olhos acinzentados poderão continuar acinzentados, tornar-se azuis, esverdeados, mel ou castanhos.

De qualquer forma, todos os olhos de bebês são encantadores. Há algo em seu brilho, em sua forma, em seu jeito, que torna impossível resistir a um par de olhinhos de um bebê!!

 


Maiara Dalcegio Favretto –
Oftalmologista (e mãe de um bebezinho lindo)