Deap diz que não há rebelião na UPA de Brusque; PM esclarece situação
Polícia foi acionada para controlar preso que se recusou a entrar na cela
Polícia foi acionada para controlar preso que se recusou a entrar na cela
A assessoria de comunicação do Departamento de Administração Prisional (Deap) comunicou que não foi registrada nenhuma rebelião na Unidade Prisional Avançada (UPA) de Brusque na tarde desta terça-feira, 4. O Deap informou que os policiais estão realizando uma revista nos presos, procedimento normal e que é realizado de tempos em tempos.
Segundo o comandante da Polícia Militar, Tenente-Coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, na revista pessoal após o banho de sol, um detento se recusou a entrar na cela. Ele informou que o preso sofreu uma punição após um ato indisciplinar e que não gostou da ação.
“Chamaram a PM para dar um apoio. Colocamos o preso no pátio, com os agentes, revistamos a cela do preso e depois colocaram na cela”.
Ferreira Filho afirmou que após a recusa do preso, outros detentos ficaram agitados. Segundo ele, três viaturas da PM foram destinadas até o local após serem solicitados pelos agentes prisionais.
No entanto, ele esclarece que a situação não chegou a virar uma rebelião. “Antes que a coisa saísse do controle ou piorasse, eles chamaram a PM para apoiar e contornar a situação”, pontua.
A assessoria Deap diz que as revistas acontecem com frequência, mas sem datas agendadas. Até o momento não foi encontrado nenhum item ilegal com os detentos.