X
X

Buscar

Decorações Fischer busca quebrar domínio do Olaria no Campeonato Amador de Guabiruba

Final em jogo único ocorre neste domingo, às 9h, no estádio Orlando Westarb

A final do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Guabiruba ocorre neste domingo, às 9h15. No estádio Orlando Westarb, no bairro Guabiruba Sul, o time da casa, Olaria, recebe o Decorações Fischer. Em jogo, estará a hegemonia do tricolor, além do caneco deste ano.

O Olaria é o papa-títulos de Guabiruba. Nos últimos dez anos, o clube levantou seis canecos: 2012, 2013, 2014, 2016, 2017 e 2018. Em 2019, equipe tenta o tetra consecutivo e chega como favorita.

O Tricolor da Guabiruba Sul chega à final com a melhor campanha e invicto. Foram quatro jogos e quatro vitórias na fase de grupos, com 15 gols marcados e apenas três sofridos.

Nas quartas de final, a equipe passou o trator por cima do Marmoraria Kons, com 5 a 0 a na ida e 6 a 0 na volta. Na semi, empatou na ida com o Cruzeiro, mas na volta ganhou por 3 a 1.

Elton Lana, presidente e jogador, avalia que a campanha invicta foi excelente, mas o jogo vai ser disputado.

O Olaria terá um desfalque importante para o jogo de domingo. O meio-campista Caíque, uma jovem revelação, ficará de fora porque foi expulso na semifinal, depois de ter marcado um gol.

O restante do elenco está à disposição do técnico Osnildo Westarb. O artilheiro Harri Westar, o Godo, e Willian, ambos com oito gols anotados na competição, prometem dar trabalho para a defesa adversária.

Para Elton, o principal fator para o predomínio do Olaria nos últimos ano é a continuidade. “Temos a mesma base e sempre buscamos gurizada nova, de 17 ou 18 anos, para já ir se entrosando”.

Água no chope

O Decorações Fischer tem muitos atletas que nos últimos anos jogavam pelo Lageadense – equipe que rivalizou com o Olaria e chegou à final em 2016, 2017 e 2018. Apesar disso, o capitão do time, Gilson Soares, não considera haver uma vantagem, pois os jogadores já jogam o campeonato há muito tempo e se conhecem, portanto, o fato de terem sido do Lageadense não representa tanto.

A campanha do Decorações na fase de grupos foi de duas vitórias, um empate e uma derrota. Perdeu justamente para o Olaria, pois estavam na mesma chave. No mata-mata, eliminou o Lageadense com facilidade e passou pelo Santo Antônio nos pênaltis. 

“A gente fez uma boa campanha, tanto que chegamos na final, mas acredito que a equipe não demonstrou o futebol que pode render, pelos atletas que tem”, afirma Gilsinho.

Ele próprio e o zagueiro Neto estão fora por lesão, a princípio, mas estão em tratamento para ter condições de jogo. Qualquer reforço é importante para o Decorações desbancar o papão de Guabiruba e pôr água no chope dos atuais campeões.