Defesa Civil alerta para chuva forte e possibilidade de alagamentos em Brusque
Previsão é de grande volume de chuva na região
A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque divulga novo boletim meteorológico emitido pela Defesa Civil Estadual nesta quarta-feira, 10, com a previsão de grande volume de chuvas até a quinta-feira, 11. Na região de Brusque, a previsão é de precipitações acima dos 100 mm.
Conforme a previsão, há uma área de baixa pressão combinada com alta umidade, favorecendo chuva em todo o estado. E com a possibilidade do grande volume de chuva, mais forte e persistente, é preciso ficar atento para a possibilidade de alagamentos e deslizamentos de terra.
De acordo com a Defesa Civil de Brusque, nos primeiros boletins emitidos pelo órgão estadual, a região de Brusque aparecia no mapa do Estado na cor amarela (Observação).
Depois evoluiu para Atenção e depois para Aviso, com maior probabilidade de ocorrer. “Não é ainda uma situação de alerta, quando a situação já está ocorrendo, mas temos um aviso que indica que em outras regiões o evento previsto já se configurou. A exemplo dos alagamentos registrados no Oeste de Santa Catarina”, explica o coordenador da Defesa Civil, Edevilson Paulino Cugiki.
Entenda os boletins
Os Boletins Hidrometeorológicos são elaborados com base na previsão do tempo, clima ou sistemas hidrológicos e visam antecipar a ocorrência de ameaças, como chuvas intensas, tempestades, vendavais, granizo, inundações, alagamentos, estiagens, entre outros. Conforme o estado de criticidade, os boletins podem configurar um Aviso, uma Atenção ou uma Observação.
Um Aviso, situação atual de Brusque e região, é emitido quando um evento meteorológico ou hidrológico está acontecendo, é eminente ou provável. Que as condições do tempo configuram uma ameaça a vida ou propriedade. As pessoas no caminho de tempestades, por exemplo, precisam tomar ações de preparação e/ou proteção.
Atenção é usada quando o risco de um evento meteorológico ou hidrológico adverso é significativo, mas sua ocorrência, quanto à localização ou ao momento, ainda é incerta. Uma Atenção significa que um evento adverso é possível. Ou seja, as pessoas devem ter um plano de ação para a ameaça e devem estar atentas para informações posteriores e possíveis avisos, especialmente quando estão planejando uma viagem ou atividades ao ar livre.
Vale lembrar, que nos casos de alagamento é importante evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Também evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Qualquer problema deve ser comunicado à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199.