Defesa Civil alerta para temporais no fim de semana

Chuvas de quinta-feira, 25, causaram estragados em várias regiões de Santa Catarina

Defesa Civil alerta para temporais no fim de semana

Chuvas de quinta-feira, 25, causaram estragados em várias regiões de Santa Catarina

No decorrer do sábado e domingo, 27 e 28, uma frente fria avança por Santa Catarina, provocando pancadas de chuva em todas as regiões. A chuva pode ser forte por alguns momentos e persistente, principalmente nas regiões próximas ao Paraná, onde o acumulado deve chegar a 100mm no domingo.

Além da chuva, há risco de temporais com rajadas fortes de vento e granizo, principalmente no sábado e na madrugada de domingo, à medida que a frente fria avança pelo estado. No domingo, o calor diminui devido à cobertura de nuvens e vento sul.

Por volta das 17h30, a Defesa Civil de Brusque também emitiu alerta. O órgão orienta que a população fique atenta, especialmente aquelas que residem em áreas de risco.

A diretora Renate Klein, lembra que é preciso ficar alerta para possíveis movimentações de solo e árvores inclinadas. Em caso de emergência contatar a Defesa Civil por meio do telefone 199.

Chuva provoca estragos

O forte calor e a alta umidade registrados nesta quinta-feira, 25, provocaram temporais isolados, com chuva forte em curto tempo, entre a tarde e a noite, causando estragos em alguns municípios catarinenses, assim como em Brusque. Os mais afetados foram Pouso Redondo e Braço do Trombudo.

Em Pouso Redondo, choveu 80 milímetros e três comunidades estão ilhadas. Há desbarrancamentos e obstrução nas estradas dos distritos de Aterrado, Corruchel, Serril e São Miguel. Nestas comunidades, o transporte escolar foi suspenso nesta sexta-feira. Em Braço do Trombudo, foram registradas enxurradas que deixaram escolas e estabelecimentos comerciais inundados. Duas casas ficaram destruídas e houve quedas de barreiras. Sete famílias estão desalojadas. A Defesa Civil está fazendo o levantamento dos danos.

Os maiores acumulados de chuva foram registrados em: Atalanta (73mm); Garuva (71mm); Joinville (62mm); Itapoá (56mm); Brusque (48mm); Jaraguá do Sul (48mm); Camboriú (44mm); Brusque (40mm); Corupa (37mm); Ituporanga (36mm); e Rodeio (36mm).

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio