Defesa Civil continua monitorando as casas atingidas após deslizamentos

A situação mais grave foi registrada na rua Waldemar Fischer no bairro Steffen, onde um muro caiu e atingiu quatro casas

Defesa Civil continua monitorando as casas atingidas após deslizamentos

A situação mais grave foi registrada na rua Waldemar Fischer no bairro Steffen, onde um muro caiu e atingiu quatro casas

Pouco mais de duas horas de chuva intensa foi o suficiente para alagar diversos bairros de Brusque na noite desta quarta-feira, 18, e causar transtornos para moradores e motoristas que trafegavam pelas ruas da região central e bairros do município.

A Defesa Civil atendeu diversas ocorrências durante a noite e também na manhã desta quinta-feira. A situação mais grave foi registrada na rua Waldemar Fischer no bairro Steffen, onde um muro caiu e atingiu quatro casas.

Na manhã desta quinta-feira, 19, a equipe da Defesa Civil retornou ao local para um nova vistoria. Duas das quatro famílias retornaram para as casas. Além dessas ocorrências também foram registradas outros sete deslizamentos de terra em residências, dois deslizamento de terra em estradas e três quedas de muro.

De acordo com o diretor-geral da Defesa Civil de Brusque, Evandro de Mello do Amaral, é importante que a população fique atenta com as mudanças no tempo, especialmente ao final do dia. O alerta é especialmente aos moradores que residem em encostas e áreas suscetíveis aos alagamentos.

“Na quarta-feira a previsão feita pelos órgãos responsáveis era de pancadas de chuva durante a tarde, mas jamais imaginávamos que viria com tanta intensidade. Temos bairros como o Zantão que registrou apenas 2.6 milímetros de chuva, enquanto o São Pedro foram quase 90 mm. Por isso, é fundamental que as pessoas fiquem atentas as mudanças nas condições do tempo”.

Os bairros mais afetados foram o Steffen, São Luiz, São Pedro, além do Guarani e Bateas. Em meia hora de chuva o volume registrado quase alcançou a previsão para todo o mês de fevereiro. Somente no bairro São Pedro foram registrados 87,2 milímetros.

Limpeza

Ao longo desta quinta-feira, servidores da Secretaria de Obras estão realizando serviços de limpeza e manutenção da cidade. Os trabalhos se concentram na  raspagem da lama e a lavagem do pavimento nas ruas Osvaldo Niebhur, no bairro Nova Brasília, na rua São Pedro e na rua Pedro Gracher, no bairro São Luiz. Ainda no período da tarde, a esquina das ruas João Bauer e Felipe Schmidt também recebem os trabalhos de manutenção.

Previsão

Para hoje e também para o fim de semana a previsão de tempo de acordo com dados da Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições climáticas no estado, a previsão é de sol com aumento de nuvens com ocorrência de pancadas de chuva em todas as regiões. No período da tarde  e noite existe risco de descarga elétrica isolada, associada as pancadas de chuva.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio