Defesa Civil de Brusque alerta para chuva e frio intenso nos próximos dias
Previsão é de temperaturas baixas em todo o estado
Previsão é de temperaturas baixas em todo o estado
A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque divulga aviso meteorológico emitido pela Defesa Civil Estadual nesta terça-feira, 18, a previsão é de chuva para esta terça e frio intenso a partir da quinta-feira, 20.
A previsão é que nesta terça-feira, a condição é de chuva em todo o estado, devido a atuação de uma área de baixa pressão combinada com a umidade do ar, com a possibilidade de chuva forte com raios, havendo chances de alagamentos e deslizamento pontuais na nossa região.
O avanço de uma massa de ar polar nesta quinta-feira, 20, vai provocar uma grande baixa das temperaturas, isso em toda Santa Catarina. Com frio abrangente e intenso, com a previsão, segundo a Epagri/CIRAM a máxima é de 13ºC e mínima de 8ºC, para a quinta-feira, e de 9ºC de máxima e 5ºC de mínima, para a sexta-feira, 21.
Com a previsão de muito frio e a grande umidade relativa do ar, não se descarta a possibilidade de neve nos lugares mais altos. A previsão é que o fim de semana também seja de muito frio.
O Coordenador Defesa Civil Brusque, Edevilson Cugiki, destacou que a população deve ter cuidado e seguir as recomendações da Defesa Civil.
“Deve tomar cuidado especial a população que reside em áreas de risco, principalmente risco de deslizamento, como a gente já teve um volume de chuva expressivo essa semana há possibilidade de novos deslizamentos. A condição de frio, principalmente a população mais vulnerável, a população em situação de rua, que está sendo emitido também o alerta da assistência social e habitação, bem como a própria população em casa cuidado com animais domésticos, com as pessoas mais de idade e crianças pequenas, que por vezes acabam querendo não se agasalhar e deve ser necessário nesta semana,” ressalta o coordenador.
Deve-se ter atenção com a população mais vulnerável (idosos, crianças, enfermos e moradores em situação de rua), os animais domésticos devem ser abrigados nas noites mais frias. É importante se agasalhar bem e beber bastante água. Se possível evite locais fechados ou com aglomeração de pessoas e mantenha sempre a higienização das mãos.
Para os casos de tempestade, a recomendação é que os cidadãos se protejam em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, a orientação é agachar-se com os pés juntos, a cabeça encostada no peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo as orelhas ou apoiadas nos joelhos.
Se estiver na praia, jamais se deve ficar na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, é importante que sejam desligados os aparelhos eletrônicos e que não se utilize o telefone. Também é recomendado ficar longe das janelas.
Nos casos de alagamento é importante evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Também evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199.