X
X

Buscar

Defesa Civil de Brusque alerta para a possibilidade de chuva volumosa a partir desta segunda-feira

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal

A Defesa Civil emitiu na manhã desta segunda-feira, 19, um aviso meteorológico que aponta para a possibilidade de chuva volumosa e persistente entre esta segunda-feira e quinta-feira, 21.

O Litoral catarinense e áreas próximas seguem sendo influenciados pela circulação marítima, que é intensificada por sistemas de baixa pressão em médios e baixos níveis da atmosfera, resultando em chuva persistente.

Esta situação pode ocorrer de forma intensa e acompanhada por raios, isso pode favorecer volumes acumulados elevados (sobretudo entre a tarde de segunda e de terça-feira), que em média variam entre 80 e 100 mm e com pontuais ainda mais elevados, especialmente entre a grande Florianópolis, o Litoral Norte e na Serra no Planalto Sul.

Há risco para ocorrências associadas a chuva persistente e volumosa, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas.

Tempestade

Para os casos de tempestade, a recomendação é que os cidadãos se protejam em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Se não encontrar um abrigo, a orientação é agachar-se com os pés juntos, a cabeça encostada no peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo as orelhas ou apoiadas nos joelhos. Se estiver na praia, jamais deve ficar na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, é importante que sejam desligados os aparelhos eletrônicos e que não se utilize o telefone. Também é recomendado ficar longe das janelas.

Recomendações

Nos casos de alagamento é importante evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Também evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199.

– Assista agora:
Casal restaurou a igreja do Taquaruçu abandonada por 20 anos em Brusque