X
X

Buscar

Defesa Civil de Brusque alerta população para risco de deslizamentos e temporais

Acúmulo de chuva deste mês pode gerar ocorrências em pontos com encostas e morros

A Defesa Civil de Brusque informou na tarde desta quarta-feira, 13, que há risco de deslizamentos no município devido ao acúmulo de chuva dos últimos dias. Segundo o diretor da Defesa Civil de Brusque, Carlos Alexandre Reis, no bairro Limeira já foram contabilizados aproximadamente 95 milímetros de chuva.

Como o bairro tem muitos morros e encostas e registrou o maior acúmulo de chuva até o momento, Reis afirma que esse é um dos pontos onde há mais chances de deslizamentos. “Dividindo igual para todo município, nós já estamos com cerca de 60mm de chuva nas últimas 48 horas, para 72 horas”.

O órgão pede que a população fique atenta a qualquer barulho nas encostas. Moradores de barrancos ou encostas devem ficar em alerta devido ao risco de deslizamento. “Qualquer parte do município que tem uma encosta, que está sendo feita obra ou talude e que não tem sistema de drenagem, ou algo dessa forma, nós pedimos uma atenção especial da população”.

O diretor pede que a população comunique a Defesa Civil por meio do número de plantão 199 sobre qualquer ocorrência de deslizamento, alagamento ou enxurrada no município. Segundo ele, o órgão fará um plantão a partir desta quarta-feira.

Volume de chuva no município

De acordo com o blogueiro de O Município, Ciro Groh, que possui estações meteorológicas em Brusque, até as 16h30 desta quarta-feira a média geral do acúmulo de chuva na cidade neste mês era de 125,94mm.

A estação localizada no bairro Santa Luzia registrou média de 141,40mm de chuva nos 13 primeiros dias do mês.

Além disso, Groh aponta as precipitações dos últimos anos durante novembro. Desde 2012, a maior precipitação foi em 2016 com 155mm de chuva durante o mês. No ano passado, Brusque registrou 89mm, ou seja, a precipitação parcial de novembro deste ano já ultrapassou a de 2018.

Alerta de temporais

A Defesa Civil estadual emitiu um alerta na tarde desta quarta-feira, 13, para o risco de temporais que estão se formando no oeste do estado. A previsão começou nesta quarta e segue até sexta-feira, 15.

O ciclone extratropical está se formando e vindo em direção ao litoral, podendo atingir Brusque. “Se formos atingidos a precipitação de chuva pode ficar em torno de 80mm ou 100mm de novo”, alerta Reis.

Assinado pela meteorologista Carolina Kannenberg, o boletim informa sobre temporais e chuva volumosa até o meio-dia de sexta-feira. A atuação de áreas de instabilidade devem provocar temporais principalmente na região Oeste, com condições para pancadas de chuva forte, acompanhados de descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento moderadas a forte.

No decorrer de quinta-feira, 14, estas áreas de instabilidades devem avançar para as demais regiões e, combinadas com a formação e deslocamento de um centro de baixa pressão provocam chuva volumosa, com possíveis alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra, e rajadas de ventos fortes.

Estas condições são mais favoráveis para a metade leste do estado, incluindo o Vale do Itajaí, a partir de quinta-feira, 14. Na sexta-feira,15, com a atuação de centro de baixa pressão no oceano, próximo à costa catarinense, persiste a condição para rajadas de ventos intensas no litoral.

“Com o ciclone pode vir algumas rajadas de vento com cerca de 60km a 80km, atingindo algumas cidade. Não posso dizer que Brusque será atingida, mas se for é bom ter um grande cuidado com isso”, pontua Reis.