X
X

Buscar

Defesa Civil de Brusque atendeu 47 ocorrências após temporal desta terça-feira

Órgão pede para que população redobre o cuidado já que há previsão de novo temporal para esta quarta-feira

A Defesa Civil de Brusque informou o balanço das ocorrências atendidas nesta terça-feira, 30, devido às chuvas e ventos fortes que atingiram a cidade. Foram atendidas 28 ocorrências de destelhamento, 17 quedas de árvore e duas quedas de outdoor, totalizando 47 atendimentos.

O coordenador da Defesa Civil, Edevilson Paulino Cugiki, diz que o órgão não esperava tantas ocorrências. “O número é expressivo pelo tamanho da cidade e pelas áreas que foram atingidas. Não tivemos a cidade inteira, foram algumas áreas”.

Ele recorda que nesta quarta-feira, 1º, o ciclone extratropical continuará atuando na costa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. “Temos previsão de rajada de vento durante à noite até 60 quilômetros por hora e no decorrer do dia podendo chegar a 100 km/h. É uma situação um pouco semelhante a de hoje”, diz.

Cugiki destaca que é importante as pessoas levarem a sério o alerta emitido pela Defesa Civil, e pede para que a população não espalhe fake news. “Hoje tivemos pontos na cidade que chegaram a 83 km/h”.

Defesa Civil/Divulgação

Previsão para quarta-feira

Defesa Civil de Brusque emitiu um novo alerta no início da noite desta terça-feira em relação ao ciclone extratropical na costa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que se mantém pela região durante essa madrugada de quarta-feira, 1º.

Conforme o agente da Defesa Civil, Filipi Orthmann Lídio, “a previsão é de rajadas de vento na casa dos 60 quilômetros por hora, persistentes durante o início dessa quarta-feira, podendo superar 100 quilômetros por hora, entre 10h e 15h, conforme aviso meteorológico da Defesa Civil Estadual”.

Divulgação

Cuidados necessários

O coordenador da Defesa Civil pede para que a população, que sofreu danos em sua residência devido ao temporal, tenha alguns cuidados antes de ligar a energia elétrica, gás, água ou realizar qualquer conserto. Além disso, também é importante verificar a estrutura do telhado e da rede elétrica da casa.

O prefeito de Brusque, Jonas Paegle, aproveitou para orientar a população sobre os cuidados para esta quarta-feira.”Se puder não sair, não saia; não coloque seu carro embaixo de placas, postes ou árvores. Temos que ter mais cuidado na parte da manhã até a tarde”.

Segundo ele, a situação desta quarta-feira poderá ser mais grave e mais intensa. “Pedimos para população se cuidar para não se machucar”.

Cugiki também pede para que as pessoas não fiquem em áreas abertas. “Se souber que a casa não está com a estrutura boa, se abrigue em um local seguro como o banheiro ou embaixo de um móvel mais pesado que possa manter a sua segurança”, salienta.