Defesa Civil de Brusque dá dicas sobre segurança durante as chuvas de verão
População deve ficar atenta com grande quantidade de chuva em pouco tempo
População deve ficar atenta com grande quantidade de chuva em pouco tempo
Com o verão é muito comum aquelas pancadas de chuva que ocorrem de forma muito rápida e intensa, a combinação de calor e umidade faz com que as chuvas venham forte. Com a preocupação de orientar a população de Brusque, o coordenador da Defesa Civil de Brusque, Edvilson Cugik, deu algumas dicas.
“Entrando no verão, começam as tempestades e trovoadas de fim de tarde. Essas trovoadas podem vir acompanhadas de um grande volume de chuva em um curto espaço de tempo, o que pode gerar outros eventos de enxurradas e alagamentos. A população que mora em locais que já estava acostumada a pegar água, já pode tomar as medidas preventivas,” aponta.
Cugik dá dicas do que fazer nestas situações: “levantar as coisas e ficar alerta. Se estiver na rua transitando, evitar passar em locais alagados. Em caso de vendaval, granizo e queda de raio é importante que a pessoa se abrigue em locais seguros, evitar árvores e postos de gasolina, já que esses locais são mais frágeis em alguns eventos. Se a casa não tiver uma boa estrutura, se abrigue em um banheiro ou em um cômodo menor que tenha boa estrutura. Se vai sair de casa ou viajar, é recomendado desligar a energia e a água, para evitar transtornos maiores. A Defesa Civil não vai parar, vai continuar trabalhando para atender as demandas,” explica.
Qualquer ocorrência o cidadão pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros Militar pelo 193.