Defesa Civil de Brusque divulga balanço dos estragos causados pelas chuvas de quinta-feira
Ocorrências de deslizamentos devem ser informadas ao órgão
A Defesa Civil de Brusque divulgou na manhã desta sexta-feira, 7, os números de ocorrências atendidas devido as chuvas das últimas horas.
De acordo com o coordenador do órgão, Carlos Alexandre Reis, foram atendidas 65 residências com ocorrências de alagamento. Também foram registrados três rompimentos de cabeceiras de pontes, que estão interditadas para segurança da população. Com a medida, aproximadamente 30 famílias tiveram dificuldade para acessar a residência.
Além disso, o órgão contabilizou quatro quedas de árvores e seis deslizamentos. O Corpo de Bombeiros já foi acionado para remover as árvores que caíram. Algumas caíram em cima das casas. No entanto, até o momento foram registrados apenas danos materiais.
Segundo Reis, os acúmulos de chuvas nos principais bairros nas últimas horas são: Santa Luzia, com 135 milímetros; Zantão com 109mm; Primeiro de Maio com 89mm; e o Guarani com 81mm.
A Defesa Civil de Santa Catarina informou que para esta sexta-feira a previsão é de precipitação de chuva durante todo dia, com abertura de sol e possíveis pancadas de chuva para o Vale do Itajaí.
O coordenador pede a atenção de todos, principalmente para os que moram próximos a encostas e barrancos. “Se ouvir algum barulho estranho como árvores caindo, paredes rachando, saia rapidamente, avise os vizinhos e contate a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros, pelos números 199 ou 193, e informe a situação”.
Ele também alerta para que a população não fique na direção do fluxo da lama em casos de deslizamentos. “Pedimos encarecidamente para que não tentem ultrapassar pontos alagados. Pode romper uma tubulação e trazer dano a vida humana”, pontua.