Defesa Civil de Brusque diz que rio Itajaí-Mirim pode atingir 7,5 metros de altura nesta quinta-feira

Por volta de 8h20, o rio registrava a média de 2,44 metros; órgão alerta que previsão pode ser atualizada, conforme os próximos boletins

Defesa Civil de Brusque diz que rio Itajaí-Mirim pode atingir 7,5 metros de altura nesta quinta-feira

Por volta de 8h20, o rio registrava a média de 2,44 metros; órgão alerta que previsão pode ser atualizada, conforme os próximos boletins

Com as chuvas das últimas horas, a Defesa Civil de Brusque estima que o nível do rio Itajaí-Mirim pode atingir 7,5 metros de altura nesta quinta-feira, 17. O pico pode ser atingido por volta das 14h. Conforme aviso meteorológico emitido na tarde desta quarta-feira, 16, as cidades de Vidal Ramos e Botuverá receberam nessa madrugada grandes volumes de chuvas, impactando no volume do rio.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Brusque, Edevilson Cugik, por volta de 8h20, o rio Itajaí-Mirim registrava a média de 2,44 metros. O nível mais alto que o rio chegou com as chuvas dos últimos dias foi 5,40 metros, registrados na terça-feira, 15. Neste dia, segundo Cugik, foram registrados alagamentos pontuais próximo ao Terminal Urbano e da Ponte Mário Olinger, a Ponte do Bombeiro.

Desde a madrugada, a Defesa Civil de Brusque vem acompanhando a situação. As orientações são para que as pessoas evitem trafegar e transitar em áreas alagadas, passar por pontilhões e pontes submersas. As pessoas que moram em áreas de risco, observar as inclinações de postes e árvores, qualquer movimentação de terra ou rochas próximo de residências. É pedido atenção também para observação de rachaduras em muros e paredes. Mantenha a calma e acompanhe os boletins da Defesa Civil.

Trânsito

Devido a projeção esperada para as 14h, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram) pede a compreensão da população. A orientação é para que, a partir das 11h, a população pegue rotas alternativas para o tráfego, evitando, sobretudo, transitar pela avenida Beira Rio. Desde as últimas horas, a Setram acompanha a situação para sinalizar e melhorar a fluidez do trânsito.

Previsão de chuva e riscos de deslizamentos

Conforme a Defesa Civil Estadual, os acumulados de chuva nas últimas 72 horas somam valores acima de 200 milímetros em áreas do Alto Vale do Itajaí e de 150 em áreas da Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí.

Nas próximas 24 horas, (das 9h dessa quinta, até as 9h de sexta-feira, 18) os acumulados podem passar pontualmente dos 50 milímetros. Dessa forma, o risco para deslizamentos é muito alto nas regiões em vermelho, alto para as regiões em laranja e moderado nas regiões em amarelo no mapa.

Rio em Botuverá

Em Botuverá, o rio registrou máxima de 6,20 metros, mas por volta de 8h desta quarta-feira, 16, o nível estabilizou em 6,15m e começou a baixar. No entanto, o nível não saiu da calha. Segundo a coordenadora da Defesa Civil, Caroline Delabona, entre esta quarta, e quinta-feira, 17, não foram registradas nenhuma ocorrência de deslizamento na cidade.

“A previsão é de chuva para o decorrer do dia, mas são chuvas pontuais. Dependendo do que ocorrer o nível do rio pode aumentar, então ficamos nessa expectativa”, afirma a coordenadora.


Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal

Clique aqui e inscreva-se no canal no YouTube do jornal O Município. Vem muita novidade por aí!

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo