Defesa Civil de Brusque registra ocorrências de queda de árvore, deslizamentos e alagamento devido às chuvas
Precipitação na região deve ser persistente e volumosa nesta terça-feira
A Defesa Civil de Brusque atendeu 12 ocorrências devido às chuvas das últimas horas nesta terça-feira, 20. O boletim do órgão contabilizou as ocorrências atendidas até as 6h.
Levantamento da Defesa Civil divulgado no começo desta manhã aponta quatro quedas de árvores nos bairros Azambuja, Jardim Maluche e Limeira Baixa. Os alagamentos em residência foram dois no bairro Rio Branco. Já as ocorrências de deslizamento em residência somam três, sendo no Águas Claras, São Pedro e Azambuja.
Além disso, houve um deslizamento em via no Primeiro de Maio, uma queda de muro no Dom Joaquim e uma constatação de vulnerabilidade em residência na Limeira Baixa.
Alertas da Defesa Civil
A Defesa Civil de Brusque reforça a importância de a população estar sempre atenta aos alertas emitidos, por meio do site da Defesa Civil e/ou Redes Sociais ou imprensa, já que conforme previsão do tempo da Defesa Civil estadual, persiste a condição de chuva, ao menos até quarta-feira.
Se o cidadão desejar receber o alerta diretamente no celular, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com n° do CEP da rua onde se situa o imóvel para o n° 40199 e receber os alertas emitidos diretamente pela Defesa Civil estadual.
Para comunicar ocorrências, o contato pode ser feito nos números da Defesa Civil, 199 ou do Corpo de Bombeiros, 193.
191 milímetros em 72 horas
Ainda no balanço das 6h desta terça-feira, 20, a Defesa Civil de Brusque informa que o acumulado de chuvas registrado pelo órgão no bairro Bateas tem volumes de 101,50 milímetros nas últimas 12 horas; 136,35 milímetros em 24 horas e chega a 191,63 milímetros nas últimas 72 horas.
O mais recente aviso meteorológico da Defesa Civil estadual, emitido no começo da manhã desta terça-feira, 20, aponta para a continuidade da instabilidade na região, com chuva persistente e volumosa entre 6h30 desta terça e 9h de quarta-feira, 21, no litoral catarinense e áreas próximas.
O aviso é destacado para as regiões que já registram volumes expressivos de precipitação e que seguem influenciados pela circulação marítima.
A Defesa Civil alerta que a chuva segue sendo volumosa e por vezes intensa, com risco muito alto, identificado pela cor vermelha no mapa – e onde Brusque está inserida, para ocorrências associadas (alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações).
O aviso aponta risco, sobretudo, para a Grande Florianópolis, Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí.
Conforme a Defesa Civil estadual, são esperados acumulados elevados, principalmente ao longo desta terça-feira, 20, com valores médios de 100 milímetros e com pontuais ainda mais altos, especialmente nas áreas costeiras entre o Baixo Vale, Grande Florianópolis, Litoral Norte e na Serra, no Planalto Sul.
O risco para ocorrências associadas a chuva persistente e volumosa é alto nas áreas sinalizadas em laranja; moderado para as regiões em amarelo e baixo nas áreas em verde no mapa da Defesa Civil.
Leia também:
1. VÍDEO – Veja situação do rio Itajaí-Mirim após as fortes chuvas em Brusque e região
2. Árvore cai em fiação e mobiliza Corpo de Bombeiros e Celesc em Brusque
3. Mortes de Covid-19 caem 84% em Brusque em 2022; infectologista avalia cenário
4. Vice-presidente da Associação Catarinense dos Supermercados projeta números otimistas para o setor em 2023
5. Polícia Civil de Brusque recupera cerca de meio milhão de reais de roubos e furtos em 2022
– Assista agora:
Casal restaurou a igreja do Taquaruçu abandonada por 20 anos em Brusque