X
X

Buscar

Defesa Civil de Santa Catarina emite novo alerta de tempestade

Aviso meteorológico inclui a chance de ventos acima de 60 km/h e chuvas acumuladas de até 80 milímetros

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um aviso meteorológico para esta quarta-feira, 24, sobre a possibilidade chuvas fortes, ventos e raios. O alerta é válido entre 11h e 23h59, especialmente para o Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis.

Podem ocorrer pancadas de chuva, com temporais localizados entre a tarde e noite, acompanhados de descarga elétrica, fortes rajadas de vento (acima de 60 km/h) e granizo isolado.

“Estamos acompanhando a evolução meteorológica e mantemos a condição de alerta. Esses temporais vêm acompanhados de pacote completo: vento, raio, granizo e chuva intensa”, disse o secretário de Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.

As chuvas, mesmo de curta duração, podem ser de forte intensidade, acumulando volumes de 30 a 60 milímetros em uma hora. Em 12 horas, pode chover até 80 milímetros em determinados locais. Tudo devido ao calor, que em Blumenau deve se aproximar dos 38 ºC, conforme o AlertaBlu.

Terça-feira
Na terça-feira, 23, um temporal destelhou casas, causou alagamentos pontuais e assustou os moradores de Brusque devido ao ventos e à quantidade de raios.

Recomendações da Defesa Civil
Alagamentos/inundações:
evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos.

Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!