Defesa Civil e prefeitura entregam 13 casas modulares
Famílias que moravam em áreas de risco ou foram vítimas das enchentes agora têm um novo lar
Famílias que moravam em áreas de risco ou foram vítimas das enchentes agora têm um novo lar
Na tarde de ontem, 13 famílias receberam a chave de sua casa própria, e a partir de hoje, podem começar uma nova vida, longe de áreas de risco. As casas foram construídas pela Irmãos Fischer, através de convênio com a Defesa Civil Estadual e parceria com a Prefeitura de Brusque.
As 13 casas modulares são destinadas às famílias que moravam em áreas consideradas de risco pela Defesa Civil de Brusque, ou então, que foram vítimas das enchentes passadas, e precisavam do aluguel social da prefeitura.
Sete casas foram construídas no bairro Limeira, em frente ao Residencial Sesquicentenário, cinco estão localizadas no Cedrinho, próximo ao Residencial Minha Casa, Minha Vida, e mais uma foi entregue no bairro Santa Terezinha, para uma família que já possuía terreno próprio.
Durante a cerimônia de entrega das chaves, o prefeito Paulo Eccel destacou o resgate da dignidade dessas famílias. “Agora, essas famílias poderão viver em condições de dignidade e fornecer a infraestrutura ideal para suas famílias. Neste local, essas 13 famílias poderão construir um futuro melhor”, diz.
O secretário de Estado de Defesa Civil, Milton Hobus, esteve presente na solenidade e destacou a importância da parceria entre o estado e o município. “Procuramos chegar o mais próximo do cidadão que mais precisa. Este é um projeto humanitário, e não social, é um projeto de proteção às famílias”, afirma.
Segundo ele, quase 300 casas já foram entregues em todo o estado nos mesmos moldes das 13 moradias inauguradas em Brusque. “Essas casas de Brusque fazem parte do pacote do ano passado. O Ministro das Cidades estará em Florianópolis na semana que vem, na ocasião vamos mostrar a ele esse projeto e solicitar parceria para em 2015 e 2016 ampliá-lo, podendo atingir mais duas mil famílias”, diz.
A secretária de Assistência Social e Habitação, Mirella Zucco Muller, ressalta que a prefeitura ficou com a responsabilidade de fornecer a infraestrutura para as moradias. “A Defesa Civil construiu as casas, e a prefeitura forneceu toda a rede de esgoto, de água e energia elétrica”, diz.
Luzimeri de Amaral Feitosa é uma das novas moradoras do bairro Limeira. Ela recebeu a chave de sua nova casa das mãos de Hobus e destacou a importância de ter de volta a sua própria casa. “Lembro do meu desespero quando eu cheguei na prefeitura chorando e sem saber o que fazer. Quando a gente perde um carro, uma joia, o sentimento é um, mas quando perde uma casa, você fica sem rumo. Ganhar uma casa não é simplesmente ganhar uma estrutura, é ganhar um porto seguro, para onde eu posso voltar todos os dias”, afirma emocionada.