Defesa Civil emite alerta de frio intenso em Brusque e região nos próximos dias
População precisa redobrar atenção com enfermos, moradores de rua, idosos, crianças e animais
População precisa redobrar atenção com enfermos, moradores de rua, idosos, crianças e animais
A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque divulgou aviso meteorológico emitido pela Epagri/Ciram, com informações referente a temperatura nos próximos dias. O alerta inicia às 18h de quarta-feira, 3, e segue até meio dia de sábado, 6, para todas as regiões do estado, incluindo o Vale do Itajaí.
De acordo com a previsão, será registrada a temperatura mínima próxima de 0°C no período noturno e amanhecer, podendo chegar a -7°C nas áreas altas do Planalto Sul (Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra).
Em Brusque e no Litoral, devem ser registradas mínimas de 2°C a 8°C. Na madrugada e amanhecer de quinta-feira, 4, e sexta-feira, 5, há condições de geada ampla nas áreas do estado.
No fim da noite de sexta-feira, 5, e amanhecer de sábado, 6, o frio intenso e a elevada umidade do ar favorecem a condição de neve nas áreas altas do Meio-Oeste e Planalto Sul.
“Estamos acompanhando esta massa polar desde a semana passada. Nesta segunda-feira tivemos a confirmação da Defesa Civil Estadual e da Epagri/Ciram, que é a nossa fonte confiável para as questões meteorológicas, informando sobre a chegada dessa massa polar na quarta-feira trazendo um frio considerável”, explica o diretor da Defesa Civil, Carlos Alexandre Reis.
Recomendações
Com ocorrência de frio intenso deve-se redobrar os cuidados com a população vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças, além de abrigar os animais domésticos nas noites mais frias.
De acordo com a Secretaria da Saúde de Brusque, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples, como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além de realizar a higiene frequente das mãos.
A Secretaria de Assistência Social e Habitação também tomará medidas em função do frio e intensificará o acolhimento institucional neste período, principalmente no horário da noite. “Deixamos uma reserva técnica de vagas para estes dias. Faremos o acompanhamento dos casos de pessoas em situação de rua e convidaremos para o albergue, que conta com camas e chuveiros”, explica o secretário Deivis da Silva.
De acordo com ele, a comunidade pode entrar em contato com o Plantão da Secretaria, caso encontre alguma pessoa em situação de rua nestes dias de frio intenso, pelo telefone (47) 996-880-123.
Em caso de emergência ligue para a Defesa Civil pelo número 199.