Defesa Civil fará simulado de preparação para desastres no bairro Limoeiro
Exercício será realizado em dois encontros, sendo o primeiro nesta quarta-feira
Exercício será realizado em dois encontros, sendo o primeiro nesta quarta-feira
A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque, em parceria com a Defesa Civil de Itajaí, vai realizar no bairro Limoeiro um exercício simulado de preparação para deslizamento de solo. A ação conta com apoio do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O evento é destinado às famílias moradoras do bairro e será realizado em dois momentos. O primeiro encontro será na próxima quarta-feira, 18, às 19h, no Centro Comunitário da Capela São Sebastião, localizado na rua Edmundo Leopoldo Merizio. O objetivo é passar instruções sobre o simulado e também apresentar à comunidade o Plano de Ação Emergencial (PAE).
O segundo encontro será realizado no sábado, 21, com o Exercício Simulado de Preparação para Desastres – Prevenir e Preparar é o Melhor Caminho. O simulado acontecerá em diversas ruas, na localidade conhecida como Sorocaba, mas o ponto de encontro é também no Centro Comunitário da Capela São Sebastião, às 13h.
“Vamos fazer o simulado como se realmente tivesse ocorrido um deslizamento. Uma pessoa atuará como se estivesse soterrada. O Corpo de Bombeiros participará com a cachorra Zara do salvamento. Essa ação demonstra o trabalho conjunto realizado pela Defesa Civil de Brusque e Itajaí”, explica o diretor do órgão, Carlos Alexandre Reis.
De acordo com Reis, o exercício consiste no treinamento e orientação da comunidade do bairro Limoeiro e dos órgãos de resposta e apoio frente às tragédias emergenciais relacionadas ou desencadeadas pelas chuvas, a partir do desenvolvimento de ações estratégicas de controle e gestão em casos de desastres.
“É muito importante que a comunidade saiba como agir em situações como esta. Por isso, contamos com a participação dos moradores desta localidade”, destaca o diretor.
Sábado, 21 de setembro
13h às 13h30: chegada da Defesa Civil no local do deslizamento de solo
13h30 às 13h45: alarme para a comunidade para evacuação do local
13h45 às 14h15: deslocamento da comunidade para o local de encontro
14h15 às 14h45: cadastramento dos desabrigados
14h45 às 15h15: chegada do Bombeiro e Samu devido ao desaparecimento de um morador
15h30: confraternização com os participantes
O Plano de Ação Emergencial (PAE) explica em detalhes como os cidadãos do bairro devem proceder em uma situação de emergência. Confira a seguir:
– Reunir toda a família ou pelo menos um membro e as pessoas mais próximas
– Pegar os documentos e remédios necessários
– Desligar a chave da luz e o botijão de gás
– Ir para o local de encontro da comunidade sem correria ou atropelo, localizado na rua Edmundo Leopoldo Merízio em frente à Capela São Sebastião ao lado do posto de saúde
– Na chegada ao local de encontro manter a calma e aguardar a chegada dos órgãos envolvidos no simulado para as devidas orientações