Defesa Civil inicia nova edição do projeto Educar Para Prevenir
Serão desenvolvidas atividades em 26 escolas municipais
Serão desenvolvidas atividades em 26 escolas municipais
O projeto Educar para Prevenir, da Defesa Civil de Brusque, começou nesta segunda-feira, 1º, com turmas do 4º ano do Ensino Fundamental de 26 escolas municipais de Brusque, além dos funcionários da comunidade escolar e a população brusquense em geral.
A iniciativa busca conscientizar as crianças sobre os riscos que fenômenos naturais e eventos adversos podem proporcionar ao município e a importância de evitar que estas ameaças se tornem realidade.
Ao longo de quatro encontros serão realizadas palestras sobre o papel da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, áreas de riscos e noções de ação e prevenção sobre eventos adversos.
Além das palestras, algumas dinâmicas de grupo serão executadas para que as crianças criem um senso de coletividade e trabalho em equipe, com o objetivo de aproximá-las uma das outras e também estabelecer um laço entre elas e a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil. Os encontros também terão atividades lúdicas e música.
No segundo encontro será construído um pluviômetro caseiro utilizando garrafas pet de dois litros. No quarto e último, serão realizadas simulações de evacuação em casos de incêndio.
Participarão todos os funcionários e alunos de cada escola. A simulação tem como objetivo preparar todos os envolvidos a agirem de forma organizada, adequada e consciente em possíveis situações de perigo.
“Buscamos também manter as novas gerações informadas e conscientes sobre a importância da preservação ambiental dentro do nosso município e no nosso planeta, criando através disso jovens e adultos responsáveis para estabelecer um boa relação entre meio ambiente e ser humano”, declara o diretor da Defesa Civil, Carlos Alexandre Reis.