Defesa Civil registra ocorrências por conta das chuvas em Brusque
Previsão é de chuva persistente entre esta quarta-feira e sexta-feira, com risco de deslizamentos
A Defesa Civil de Brusque já registrou 11 ocorrências em virtude das chuvas desta semana. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Edevilson Paulino Cugiki, foram cinco deslizamentos, dois alagamentos, duas quedas de árvores e dois rompimentos/obstrução de tubulação.
“Com esse volume de chuvas há a preocupação de termos novos deslizamentos. Por isso, é importante que a população, que tem a sua casa próxima de barrancos ou reside em área de risco, preste atenção aos sinais de deslizamento, acione a Defesa Civil e procure um local seguro”, explica Cugiki.
A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque destacou o aviso meteorológico que alerta para o grande volume de chuva previsto até sexta-feira, 22, emitido pela Defesa Civil Estadual, nesta quarta-feira, 20, e pode atingir a região de Brusque e outras regiões do Estado.
Conforme a previsão, os acumulados previstos para o período são acima dos 100 milímetros, sendo alto o risco de deslizamentos e alagamentos.
“Temos um acumulado de aproximadamente 45 milímetros nos bairros com maior índice de chuvas nas últimas 24 horas, como Poço Fundo e Primeiro de Maio. E bairros que chegaram a 89 milímetros nas últimas 96 horas. A previsão indica que teremos a continuidade dessa chuva até sexta-feira, podendo ultrapassar os 100 milímetros”, explica o coordenador.
Recomendações
Nos casos de alagamento também é importante evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Além de evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199.