Defesa do adolescente que matou terapeuta conhecido em Brusque se posiciona sobre o caso após apreensão do menor
Luiz Carlos Vantroba foi assassinado dentro de igreja em Ponta Grossa, no Paraná
Luiz Carlos Vantroba foi assassinado dentro de igreja em Ponta Grossa, no Paraná
A defesa do adolescente de 16 anos, que matou o terapeuta e pregador de retiros conhecido em Brusque, Luiz Carlos Vantroba, se posicionou (em nota) após o jovem ter sido apreendido por ordem judicial.
Segundo o documento, a equipe diz entender que não está demonstrada a necessidade imperiosa da medida. Porém, reconhece que a Polícia Civil está fazendo o trabalho necessário e afirma que irá colaborar e trabalhar em conjunto.
“Ressalva-se que a apreensão foi determinada pela Juíza Noeli Reback, da Vara da Infância e da Juventude, mas é temporária com internação provisória, e entendemos que será revogada. A defesa no princípio da colaboração já estava providenciando todas as provas para demonstrar a verdade real dos fatos”, diz a defesa.
A defesa, antes mesmo de buscar o Habeas Corpus, diz que fará os pedidos ao juízo local e afirma acreditar em uma decisão “justa de imediato” com a revogação da internação, além de buscar a liberdade assistida pela mãe do adolescente.
“Muito embora a defesa não concorde, a medida já era esperada e compreensível ante a repercussão do fato e o número de facadas, mas a defesa na busca do melhor interesse da criança. Já estamos providenciando o pedido de revogação da internação e em breve a criança estará novamente nos braços da mãe”.
“A defesa não coaduna nem defende os atos praticados, no entanto, ante a situação da criança (autor) e da família, resolveu assumir a defesa técnica. Assim mesmo diante da reprovabilidade do ato, a defesa, ante as circunstâncias, busca uma medida e a sentença justa de um ato justificável e a garantia da própria liberdade.
O acusado é menor, sem antecedentes, de boa índole e boa família e agiu em legítima defesa, devido a assédio sexual e agressão. Agiu sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima, repelindo agressão que não estava obrigado a suportá-la e nem podia mais.
Observe que, o acusado é réu primário, possui endereço fixo, não representa risco de fuga e nem risco a si ou a outrem, visto que cometeu o delito sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima.
Além disso, ressalta-se que, o mesmo não fugiu do local, apenas saiu por medo das consequências dos populares, considerando a imagem da vítima. O acusado deixou o local muito nervoso e em estado de choque, ou seja, não sabia se a vítima estava morta ou não. Por fim, o acusado se apresentou espontaneamente e tem cooperado com as investigações”.
O pedido foi feito pela Polícia Civil, que investiga o caso. Vantroba foi assassinado a facadas na quarta-feira, 23, em uma igreja de Ponta Grossa (PR).
“A Polícia Civil pediu o internamento provisório do adolescente. [A medida] foi decretada com parecer favorável do Ministério Público e com decisão do Judiciário. Na manhã desta segunda, foi dado cumprimento ao mandado de busca e apreensão do adolescente”, diz o delegado Fernando Jasinski, que investiga o caso. O internamento provisório tem validade de 45 dias.
Além disso, o delegado trouxe novos detalhes. Segundo Fernando, o adolescente, que era paciente do terapeuta, apresentava quadro de depressão e o tratamento ocorria desde março. Em depoimento, o autor disse ter sofrido assédio pela vítima e não soube dizer ao certo como teve contato com a faca que usou para cometer o crime.
O único atendimento de Vantroba daquele dia era o do adolescente. A Polícia Civil ainda teve acesso a imagens de câmera de segurança e relatou que somente uma pessoa entrou na igreja nas horas antes e depois do assassinato. As investigações seguem em andamento.
Leia também:
1. Alessandro Simas assume Prefeitura de Brusque pelos próximos 10 dias
2. VÍDEO – Deslizamento de terra é registrado na BR-376, próximo a SC
3. Resultado Lotofácil 2674 e Quina 6010: confira os números sorteados
4. Arteris divulga rotas alternativas após deslizamento de terra na BR-376, entre PR e SC
5. Jovem dá à luz em banheiro e mata recém-nascido com facada em SC
– Assista agora:
Confira dicas para decorar sua árvore de Natal e fazer laços decorativos