X
X

Buscar

Delações não comprovadas e arquivadas trazem prejuízo político a investigados

Desabafo A seus amigos e correligionários o ex-senador Paulo Bauer está fazendo um desabafo no qual lamenta que após “notícia bomba”, em março de 2018, de que teria se beneficiado financeiramente em troca de favores prestados a uma empresa paulista, usando daqueles recursos na campanha ao governo do estado em 2014, não contabilizando-os, até agora […]

Desabafo
A seus amigos e correligionários o ex-senador Paulo Bauer está fazendo um desabafo no qual lamenta que após “notícia bomba”, em março de 2018, de que teria se beneficiado financeiramente em troca de favores prestados a uma empresa paulista, usando daqueles recursos na campanha ao governo do estado em 2014, não contabilizando-os, até agora nada foi comprovado e nenhum processo instaurado. Não foi formalmente acusado de nada. Diz que o que sobra disso é um sofrimento terrível, gastos vultosos com advocacia, vergonha perante a família e filhos, prejuízos políticos incalculáveis e uma tensão psicológica que lhe roubou dias, semanas e talvez anos de saúde e felicidade. Tudo resultante de uma delação premiada de diretor de uma grande empresa paulista que o acusou de fatos e procedimentos que não praticou. Anteontem, a Procuradoria Geral da República revogou o tal acordo. Comprovou-se que o tal diretor mentiu.

Gastança
Nos chamados “escritórios regionais de apoio à atividade parlamentar”, que estão sendo criados por resolução da Assembleia Legislativa, cada deputado poderá ter um ou dois gabinetes parlamentares, sendo o valor do aluguel bancado pelo Legislativo dentro da respectiva cota à qual cada parlamentar tem direito. Para disfarçar mais esta farra, pretende-se estabelecer “regras”, como relógio-ponto para o controle de horário dos servidores.

Nanotecnologia
Florianópolis pode ser a capital nacional da nanotecnologia (tecnologia que trabalha em escala muito pequena, aplicada na produção de dispositivos eletrônicos com as dimensões de átomos ou moléculas) conforme projeto aprovado anteontem pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado e que agora segue para análise da Câmara dos Deputados. Seu autor é o senador Jorginho Mello (PL-SC). Um quarto das empresas brasileiras do setor ficam na capital de SC.

Feriados
Depois de longa espera, o senador Dário Berger (MDB-SC) comemora. Passou no Senado e deve passar também pela Câmara dos Deputados projeto de sua autoria prevendo que feriados nacionais que caírem entre terça-feira e sexta-feira possam ser adiantados para segunda-feira. As exceções são o Natal, Sete de Setembro e Carnaval. A classe produtiva agradece.

Reparo
Uma das grandes federações patronais de SC – a das Associações Comerciais e Industriais/Facisc – já se posicionou a favor da redução do duodécimo para o Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público e Udesc, conforme projeto do Executivo em trâmite na Assembleia Legislativa. “Muitas vezes se gasta porque tem dinheiro à disposição, e quem paga a conta é a população”, diz seu presidente, Jonny Zulauf. É verdade.

Mercosul
Produtores de vinho de SC e Rio Grande do Sul são os maiores opositores ao acordo entre o Mercosul e União Europeia que pode ser fechado nas próximas semanas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, exasperado por saber que essa lengalenga já tem 20 anos.

Altura
Os baixinhos não tinham vez na Polícia Militar de SC. Mas terão se passar projeto que reduz em cinco centímetros a exigência de altura mínima para entrar na corporação. Para mulheres seria de 1,55m e, no caso dos homens, 1,60m, como já é adotado no Exército.

Aduana
Foi o aprimoramento no despacho aduaneiro uma das causas do recorde registrado pelo Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de Florianópolis (Teca), de 32% de janeiro a abril deste ano comparativamente ao mesmo período de 2018. Nessa performance sobressaiu-se a empresa catarinense Ativo Soluções em Comércio Exterior, que conquistou premiações em eficiência logística na região Sul.

Desconfiança
O cidadão comum fica com muita desconfiança quanto à proposta de reforma da Previdência. Uns acham que a pretensão é arrecadar mais para gastar mais; outros acreditam que o projeto é dos políticos defendendo seus privilégios e enchendo ainda mais seus próprios bolsos, às custas do contribuinte que, a bem da verdade, já pagou a conta há muito tempo.

Trans
Pesquisa da Andifes, entidade que reúne os reitores de universidade federais, revela que 12 das 63 instituições filiadas, o equivalente a 19% do total, tem cotas para alunos trans, entre elas a UFSC, inclusive na pós-graduação.