Delegacia de Brusque passa a compor Central Macrorregional com plantão 24 horas
Dois delegados de Brusque vão participar das escalas
Dois delegados de Brusque vão participar das escalas
A partir de abril, Brusque passa a fazer parte da Central Macrorregional de Plantão Policial Digital, unificando os atendimentos de plantão em duas bases de recepção de pessoas presas em flagrante.
A Central Macrorregional do Vale do Itajaí irá abranger as cinco cidades componentes da 15ª Delegacia Regional de Polícia de Jaraguá do Sul (Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba e Schroeder) e as seis cidades que compõem a 17ª Delegacia Regional de Polícia de Brusque (Botuverá, Brusque, Guabiruba, Major Gercino, Nova Trento e São João Batista). No total, serão 11 municípios englobados, atendendo uma população de cerca de 516,5 mil habitantes.
As duas centrais ficarão abertas 24 horas por dia, tendo duas bases de recepção para apresentação de suspeitos conduzidos, que são autos de prisão em flagrante, uma em cada central.
As centrais serão compostas por policiais civis exclusivos na atividade de plantão. Os delegados de polícia plantonistas e escrivães de polícia plantonistas atenderão todas as conduções da Central Macrorregional de forma presencial ou por videoconferência, de forma exclusiva e permanente.
Delegado regional de Brusque, Fernando de Faveri celebra a mudança e acredita que o trabalho será agilizado, com as vítimas e a Polícia Militar passando menos tempo na delegacia.
“Com isso, em termos práticos, teremos um delegado de polícia, um escrivão e dois agentes, de forma ininterrupta, atendendo essas ocorrências. Um software facilita o trabalho à distância, então, um delegado de Brusque, pode lavrar uma prisão em Jaraguá do Sul e vice-versa. Essa é uma experiência que acontece na Grande Florianópolis e também em Criciúma e Araranguá”.
Além disso, ele destaca que, com essas mudanças, outros agentes serão liberados para focas nas investigações. As Centrais macrorregionais de plantões digitais estão sendo instaladas em todo o estado pela Polícia Civil. O atendimento à população para os registros de boletins de ocorrência não se alteram.
“A Polícia Civil passa por um grande processo de informatização e essa é uma das etapas do advento da tecnologia, que foi acelerado devido à pandemia, para que as ocorrências tenham tratamento rápido e eficiente”.
Três delegados de Jaraguá do Sul e dois de Brusque participarão da escala, Vitor Gustavo Alves Machado e Matusalem Júnior de Morais Machado, que deixa a Polícia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (Dpcami).
Atualmente em São João Batista, o delegado Marcelo Arruda, que vai atuar na Delegacia de Polícia da Comarca de Brusque. Quem assume a Dpcami é Flávia Gonçalves Cordeiro.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: