X
X

Buscar

Delegacia de Brusque registra quase 50% a mais de boletins de ocorrência virtuais do que físicos em 2022

Delegado regional de Brusque avalia prevalência dos boletins virtuais

A Polícia Civil de Brusque divulgou, no dia 5 de dezembro, o balanço dos trabalhos ao longo de 2022. Os dados indicam que praticamente o dobro de boletins de ocorrência virtuais foram registrados a mais que boletins físicos.

Entre 1º de janeiro de 2022 e 5 de dezembro de 2022, foram registrados 10.500 boletins virtuais e 6.697 boletins físicos. O delegado regional de Brusque, Fernando de Faveri, avalia a comodidade como um dos fatores para preferência por boletins virtuais.

“Não há qualquer diferença entre ambos. Aliás, esse dado é dos mais interessantes, já que o aumento dos registros virtuais ocorreu durante o auge da pandemia, cuja tendência permaneceu desde então. Creio que a comodidade seja a principal razão”, avalia.

O delegado comenta ainda que a prevalência de boletins virtuais é uma tendência que não deve ser revertida e destaca também a eficiência como um dos fatores, além da comodidade.

É possível registrar boletins de ocorrência virtuais para quase todos os crimes atendidos pela Polícia Civil de Santa Catarina. Há algumas exceções para crimes específicos em que é necessário o registro de forma presencial.

Assassinato, latrocínio (roubo que resulta em morte), sequestro e cárcere privado, extorsão mediante sequestro, furto e roubo de veículos e cargas, estupro e lesão corporal relacionada à violência doméstica são os crimes em que é necessário registro de boletim de ocorrência físico.

“Os boletins virtuais já existem há alguns anos. Porém, eram restritos a crimes específicos. Durante a pandemia, a ferramenta passou a permitir o registro de praticamente todas as infrações do Código Penal, ampliando tal possibilidade às vítimas”, detalha Fernando.

Como registrar boletim virtual

O site Delegacia Virtual pode ser acessado no site da Polícia Civil. Basta clicar no ícone escrito “Registre aqui seu boletim de ocorrência”, no canto superior direito da tela. O usuário, então, é direcionado à Delegacia Virtual.

Após isso, há duas opções: registrar boletim de ocorrência e imprimir boletim de ocorrência. Clicando na primeira opção, aparecerá o passo a passo de como registrar o boletim virtual.

Se o delito não estiver no rol elencado na página, basta registrar a ocorrência na opção “Outras ocorrências”. O registro então será encaminhado pelo operador e despachado por um delegado.

– Assista agora:
Casal restaurou a igreja do Taquaruçu abandonada por 20 anos em Brusque