Delegacia virtual supera boletins de ocorrência feitos de forma presencial em Brusque
Foram mais de 9,2 mil registros feitos de forma on-line até 8 de dezembro
Até 8 de dezembro, a delegacia virtual da Polícia Civil teve 9.225 registros de boletim de ocorrência das cidades de Brusque, Guabiruba e Botuverá. Este número é bem maior do que o registrado de forma presencial na delegacia de Brusque no mesmo período: 5.883.
O delegado regional de Brusque, Fernando de Faveri, explica que a delegacia virtual era um instrumento que existia com a possibilidade de registro de alguns tipos de crime.
Com a pandemia e as recomendações de distanciamento social, o serviço oferecido pela Polícia Civil foi ampliado para quase todos os tipos de crime.
“Essa ampliação da possibilidade de registro de ocorrência, somado ao fato do distanciamento, acredito que tenha sido os fatores principais para esta grande aceitação na cidade”, diz.
A delegacia virtual só não faz o registro de homicídio, latrocínio, sequestro e cárcere privado e também de furto ou roubo de veículos de carga. Os demais crimes podem ser registrados pela vítima on-line. “Se tem um crime que não está elencado nas opções, a pessoas consegue registrar no campo outras ocorrências. O que facilita muito para o cidadão”.
O delegado destaca que a polícia faz a homologação do boletim de ocorrência virtual depois de poucas horas. A pessoa que fez o registro também consegue imprimir o boletim de ocorrência em casa. O documento tem a mesma validade do registrado de forma presencial.
“Foi uma surpresa para todos nós essa aceitação ampla para este tipo de serviço”.
Faveri afirma que a delegacia virtual deve se manter de forma ampliada após a pandemia. “É difícil dizer com certeza, mas sem dúvida, algumas inovações que vieram durante a pandemia foram fatores positivos que vão permanecer. A questão relativa aos boletins de ocorrências virtuais possivelmente vão se tornar uma nova ferramenta pós-pandemia. Acredito que vai se tornar natural que as pessoas procurem o registro mais cômodo, no caso, o on-line”.
Boletins de ocorrência em 2020*
Delegacia de polícia de Brusque – 4.421
Delegacia da Mulher, Criança e Idoso – 1.277
Divisão de Investigações Criminais – 185
Delegacia virtual – 9.225
Total: 15.108
*Dados até 8 de dezembro
Crimes que podem ser registrados on-line
Acidente de trânsito sem vítima;
Perda de documentos ou objetos;
Recuperação de documentos ou objetos;
Ameaça, calúnia, injúria e difamação;
Furto e roubo;
Maus tratos aos animais;
Discriminação de pessoa em razão de sua deficiência;
Denúncia anônima;
Dano;
Violência doméstica;
Outras ocorrências