Delegado anuncia planos de criar delegacia especializada contra roubos e furtos em Brusque
Estrutura da Polícia Civil no município passará por reorganização
A Polícia Civil na região de Brusque passará por mudanças nos próximos meses. A principal delas é a criação de uma Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos (DRF), anunciada pelo delegado regional de Polícia Civil, Fernando de Faveri, durante evento nesta terça-feira, 30.
Faveri explica que há uma turma de delegados na Academia de Polícia Civil que iniciou o curso em junho e o terminará ainda neste ano. O delegado regional espera que um venha para Brusque em dezembro, quando se formar.
Esse novo delegado deverá ser alocado na nova delegacia especializada. “No fim do ano, esperamos poder inaugurar uma unidade de roubos e furtos, para podermos concentrar a apuração desses crimes que ainda nos geram incômodo”, declarou Faveri na cerimônia que comemorou os 207 anos da Polícia Civil catarinense.
Como Brusque tem uma taxa de mortes violentas baixíssima – neste ano houve apenas uma -, a Polícia Civil agora se volta para a questão dos roubos e furtos. Essas ocorrências ainda geram grande demanda para a corporação, que está com efetivo defasado.
Desmembramento
Faveri afirmou que outro projeto que ele tem para a Delegacia Regional de Polícia (DRP) é a redistribuição das delegacias. Hoje, apenas a DRP está “sozinha”, no prédio na rua Pedro Werner, perto do Centro Empresarial.
No entanto, as outras estão todas na rua do Convento, no Centro. São elas: a delegacia da comarca, a Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (Dpcami) e Divisão de Investigações Criminais (DIC).
“Precisamos desmembrar essas unidades porque a cidade cresceu”, afirmou o delegado regional. O primeiro passo para a reestruturação é a saída da Dpcami.
Já foi publicado no Diário Oficial do Estado o edital de concorrência para a locação de outro imóvel para a delegacia especializada.
Segundo Faveri, a ideia é primeiro retirar uma unidade e ver se é possível manter as outras duas no edifício atual. Caso não seja possível, a DIC deverá também ter uma nova casa.
Além da reorganização em Brusque, a 17ª DRP também realiza, neste momento, a reforma da delegacia de São João Batista. Segundo Faveri, a estrutura será um modelo para toda a região.