Delegado regional de Brusque cria canal no YouTube sobre criminologia

Canal "Criminologia e Cinema" teve primeiro vídeo publicado neste mês

Delegado regional de Brusque cria canal no YouTube sobre criminologia

Canal "Criminologia e Cinema" teve primeiro vídeo publicado neste mês

O delegado regional de Polícia Civil de Brusque, Fernando de Faveri, criou um canal no Youtube chamado Criminologia e Cinema. O primeiro vídeo foi publicado neste mês e fala sobre o filme Laranja Mecânica e sua relação com a criminologia.

Reprodução

Faveri é professor há dez anos e atualmente leciona Criminologia e Direito Penal no curso de Direito do Centro Universitário de Brusque Unifebe.

Ele explica que criminologia é a ciência que estuda o crime, o criminoso, a vítima e o próprio sistema punitivo.

Quando trabalha o assunto com os alunos, sempre tenta fazer alguma conexão com o cinema, para tornar as aulas mais atrativas. “Há um enorme campo de estudos aptos a dialogar com o cinema, desde clássicos até filmes recente. Em resumo, qualquer roteiro no qual se aborde a questão da punição, mesmo indiretamente”.

“Jamais vamos resolver a questão criminal se não compreendermos toda sua complexidade”, pontua Faveri. Ele complementa que, para resolver a questão, tanto a criminologia quanto o cinema são instrumentos relevantes.

O delegado tem um interesse pela sétima arte desde a adolescência. Ele frequentava o festival de cinema em Brasília, no Distrito Federal. “Desde então me tornei apaixonado pelo cinema. Em seguida, passei a usar este recurso em sala de aula”.

Faveri diz que a questão criminal é explorada em diversas obras com as quais os alunos normalmente tiveram pouco contato e para ele tem sido um excelente instrumento pedagógico. “Das minhas experiências, sempre quando se utiliza recursos não rotineiros, como filme ou música, o feedback é positivo”.

Com o canal, o conteúdo é direcionado não só para os alunos, mas também para todos que se interessam pelo tema. “Todo mês farei a inserção de um filme diferente, sempre dialogando com a questão criminal”. Os próximos vídeos serão sobre O Homem Elefante e Os Intocáveis. Os vídeos terão entre seis e dez minutos.

“Espero que todos gostem dos vídeos. É um canal despretensioso, mas feito com rigor técnico e bastante cuidado nas informações postadas”, diz o delegado. No fim, ele sempre disponibiliza a bibliografia utilizada para quem tiver interesse em aprofundar o assunto.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo