Demora na publicação de edital atrasa retorno das obras do Centro de Inovação de Brusque

Obra estava prevista para estar concluída em 2018

Demora na publicação de edital atrasa retorno das obras do Centro de Inovação de Brusque

Obra estava prevista para estar concluída em 2018

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação revelou alguns dos motivos que afetam o andamento da obra do Centro de Inovação de Brusque, iniciada em 2017 e ainda não concluída. O prosseguimento do projeto está estagnado, enquanto o edital para retomada da construção não for publicado.

Em novembro de 2022, o diretor anterior da pasta do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Moris Kohl, se reuniu com Rosemari Glatz, reitora da Unifebe e presidente do Comitê de Implantação do Centro de Inovação, para discutir questões relacionadas à obra.

Agora, com a criação da nova secretaria, o caso está sendo analisado pelo secretário da pasta, Marcelo Fett. Em conversa com o jornal O Município, a secretária dele, Ângela Carpes Rocha, informou que alguns pontos relacionados à transição das novas pastas estão levando mais tempo do que o esperado, o que atrapalha o andamento de muitas coisas.

“Ainda estamos nos alocando e tomando ciência de todas as pautas. Como o CNPJ ainda é único (pertencente à secretaria Desenvolvimento Econômico Sustentável), não é possível lançar nenhuma licitação nova (indispensável para o andamento da obra). Estamos aguardando as nomeações e aberturas dos novos CNPJ para prosseguir com tudo”, conta.

Tempo

De novembro para cá, pouca coisa mudou. A obra está paralisada e aguarda a publicação do edital para contratar a empresa que será responsável por finalizar toda a construção. O investimento estaria na casa dos R$ 2,9 milhões, para concluir os trabalhos.

Na época da reunião entre Moris e Rosemari, já era esperado que o processo da abertura da licitação demorasse. Pensado inicialmente para acontecer em março deste ano, o prazo deve se alongar ainda mais.

Otávio Timm/O Município Brusque

Prazos

Segundo Günther Lother Pertschy, integrante do comitê de implantação do Centro de Inovação, por mais que seja difícil estabelecer prazo em obras como essa, esse ano ela deve ser retomada. 

“Era algo que já era pra estar pronto desde 2018, por isso é impossível estabelecer um prazo concreto sem a abertura da licitação. Porém, estamos confiantes que este ano devemos evoluir nesta obra e inaugurá-la para a sociedade o quanto antes”, conclui.

Otávio Timm/ O Município

– Assista agora:
Luciana Gamba: conheça a trajetória da professora que atua há mais de 40 anos na educação de Brusque

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo