Dengue: Brusque fecha mês de junho com cerca de quatro vezes menos casos do que em maio

Primeiro dia de julho mostra que os números devem continuar diminuindo

Dengue: Brusque fecha mês de junho com cerca de quatro vezes menos casos do que em maio

Primeiro dia de julho mostra que os números devem continuar diminuindo

Se o mês de maio apresentou um cenário alarmante para a dengue em Brusque, junho trouxe um panorama bem diferente. Foram registrados quase 1,9 mil novos casos a menos da doença de um mês para o outro e o primeiro dia de julho aponta que o número deve seguir diminuindo.

Em maio a cidade viveu uma explosão de casos de dengue. Na época, Brusque registrou 2.451 novos pacientes, número maior do que o total dos quatros primeiros meses de 2022 juntos.

Já no último mês a situação foi bem diferente. Em junho foram registrados 557 novos casos da doença. Isso representa cerca de quatro vezes menos moradores infectados do que em maio. A quantidade de casos ainda é superior à média dos quatro primeiros meses deste ano, que ficou em 488, mas já demonstra uma grande melhora no cenário da epidemia.

O primeiro boletim epidemiológico de julho traz número que reforça a contínua diminuição de casos de dengue em Brusque. O boletim divulgado no dia 2 de maio apresentou 300 novos casos, o do dia 1º de junho mostrou 30 novos casos, já o boletim do mês julho traz um número ainda menor, foram apenas dois novos casos.

A diminuição de casos já era prevista pela diretora da Vigilância em Saúde de Brusque, Ariane Fischer, independente das ações de controle do mosquito Aedes aegypti promovidas pela prefeitura. Conforme entrevista feita no início de junho, Ariane relatou que o inverno é um fator na redução de casos.

A queda da temperatura faz o ar ficar mais denso, o que dificulta o deslocamento do mosquito. “Com a chegada do inverno o mosquito já não sobrevoa com tanta facilidade e os números tendem a diminuir”, disse na época.

Ações que fizeram a diferença

Apesar da chegada do inverno, a mudança drástica de cenário não se deve exclusivamente ao clima. O grande número de casos em maio mobilizou a Prefeitura de Brusque, que desenvolveu diversas ações no combate e controle do mosquito transmissor da dengue.

Conforme Ariane, foram realizadas várias intervenções após número expressivo de casos. “Contratação de mais agentes de endemias, passamos de 24 para 60 profissionais; Aquisição de materiais; Criação da sala de situação com vários setores envolvidos; População colaborando, conscientizada, cuidando do seu quintal; Mutirões de limpeza e coleta de entulhos nos bairros quinzenalmente; e, por fim, o inverno que chegou. Tudo isso contribuiu para reduzir o número de casos”, disse.

A diretora da Vigilância em Saúde também destacou o decreto de emergência publicado no mês de abril. Com a publicação do documento as equipes de fiscalização puderam entrar em casa em que os moradores resistem à ação.

Mesmo com a diminuição dos casos, o combate à dengue continua. O objetivo é que o município esteja preparado para quando o calor voltar, clima que é propício ao mosquito. “E continuamos trabalhando para chegar a estação do calor estejamos preparados e conscientes no enfrentamento da dengue”, finaliza Ariane.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo