Com objetivo de aliar a tecnologia à saúde, a clínica Radus – Diagnóstico por Imagem apresenta o novo serviço de Densitometria Óssea em Brusque. O exame é o mais indicado para identificar e diagnosticar a osteoporose e outras doenças que atacam os ossos e aumentam o risco de fraturas.
De acordo com os diretores da Radus, o exame conta com uma técnica avançada de análise de estrutura óssea: o Trabecular Bone Score (TBS). Trata-se de uma ferramenta extra na avaliação da saúde óssea e do risco de fratura.
“É uma nova técnica e fomos o primeiro do estado a ter essa ferramenta. Hoje, somos o único do Vale do Itajaí a disponibilizar esta tecnologia. É um software avançado de imagem para densitometria óssea que melhora a capacidade de predizer o risco de fratura osteoporótica e permite a análise retrospectiva dos exames realizados na Clínica Radus”, detalha.
Na prática, o TBS é usado para completar os dados da análise de densitometria óssea e do exame clínico. A ferramenta ajuda o médico a decidir quanto a conduta terapêutica. “É uma ferramenta de software que faz a análise da mesma imagem de coluna gerada pelo equipamento de densitometria, o DXA, completando os dados com a avaliação da microarquitetura óssea”, continua.
Os diretores explicam que os baixos valores de TBS estão relacionados à baixa qualidade estrutural óssea e ao maior risco de fratura. A combinação do TBS e da densidade mineral óssea (DMO) resulta na reclassificação de cerca de 30% dos pacientes com massa óssea baixa.
Ainda, ele destaca que essa análise possibilita a identificação do risco de fraturas mesmo na ausência de osteoporose. “Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde junho de 2016, a medida da qualidade óssea por TBS é tão importante quanto medir a massa óssea em si. A exclusividade da tecnologia em Brusque e região do Vale do Itajaí se restringe à Clínica Radus. Em nosso serviço, esta análise não terá custo para o paciente e nem para os convênios”, completa.
Mais tecnologia
Há 30 anos em Brusque, a Radus é referência em ultrassom, raio-x e mamografia em Brusque. A inserção de novas tecnologias tem o objetivo de disponibilizar mais opções de exames de qualidade aos clientes, tanto pacientes como médicos.
São aparelhos novos e modernos aliados a agilidade e experiência da equipe da clínica, para um atendimento eficiente e humanizado. Portanto, a Radus procura cuidar da saúde dos clientes com apoio da alta tecnologia e com uma equipe profissional especializada.
Para isso, a Radus preza pelo conforto do cliente e a qualidade no atendimento, em uma infraestrutura com ambiente acolhedor que proporciona um atendimento sério, de confiança e, principalmente, mais humano.
O que é a Densitometria Óssea?
• É um método diagnóstico por imagem que mede a Densidade Mineral Óssea e detecta a presença da Osteoporose e sua evolução;
• É simples, seguro, rápido e indolor;
• Pode ser realizado em adultos e crianças por utilizar uma dose insignificante de radiação.
Quando fazer o exame?
• Mulheres pós-menopáusicas abaixo de 65 anos ou homens acima de 70 anos, com um fator de risco para baixa massa óssea.
Quais são os tipos de exames possíveis?
• Densitometria Óssea da Coluna lombar;
• Densitometria Óssea do Fêmur;
• Densitometria Óssea do Antebraço ou Densitometria Óssea do Rádio;
• Densitometria Óssea do Corpo Total.
Responsável Técnico: Dr. Antônio C. Beduschi CRM/SC 1120 | RQE 8549