Dentista brusquense Joel Mendes estreia na Fórmula Truck

O cirurgião dentista é a grande aposta da recém-formada equipe Fábio Fogaça Motorsport

Dentista brusquense Joel Mendes estreia na Fórmula Truck

O cirurgião dentista é a grande aposta da recém-formada equipe Fábio Fogaça Motorsport

A Fórmula Truck dispensa apresentações. O evento que consegue reunir velocidade e adrenalina em uma disputa com um veículo pesado é uma das principais competições automobilísticas do Brasil. Mas quem precisa de uma introdução por estar em seu primeiro ano na competição é o brusquense Joel Mendes Júnior.

Até o último fim de semana, o cirurgião dentista nunca havia pilotado um caminhão para competir. Cria do kart – que deu suas primeiras aceleradas no Circuito da Beira-Rio – , ele não tinha disputas pela Truck no currículo. Mesmo assim, é a grande aposta da recém-formada equipe Fábio Fogaça Motorsport para faturar pontos na competição “Sei que vou ter de aprender muita coisa em curto espaço de tempo, mas vou confiante em conquistar um bom resultado na classificação geral”, diz Mendes Júnior.

Batida na estreia

Na primeira corrida, contudo, o piloto de Brusque levou azar. Ele passou lotado em uma curva e bateu na proteção de pneus justamente quando passava por bom momento na prova, realizada em Santa Cruz do Sul (RS). “Eu larguei sem ter treinado e estava naquelas primeiras voltas aprendendo sobre o caminhão. A partir da terceira, comecei a abaixar o tempo a um segundo por volta. Se não fosse a batida, tínhamos a chance de estar entre os dez pois vinha alcançando o pelotão”, diz. Ele credita a batida também pelo excesso de óleo na pista. “A turbina de um caminhão estourou e isso derramou o óleo. Quando passei pelo trecho, não tive o que fazer, virei passageiro do meu caminhão”, diz.

Antes de competir, o piloto sentiu problemas com os motores de seu veículo. “Tivemos problemas nos motores em todos os quatro treinos que fizemos. Mesmo assim fui para a pista. Nas três primeiras voltas eu usei para me adaptar ao caminhão. A partir daí, comecei a alcançar o pelotão. O engenheiro da equipe acredita que eu teria terminado em oitavo ou nono se não fosse a batida”, termina.

A história do piloto

Em 1994, Mendes Júnior começou a tomar gosto pela velocidade. Assim como muitos brusquenses, se encantou pelo kart e passou a competir. “Conquistei vários títulos, tanto estaduais quanto nacionais, além de alguns recordes de pista”, explica.

Passados os anos, o brusquense resolveu sair do país para investir no automobilismo. Participou de circuitos ovais, andou com carros monopostos _ veículos utilizados nas Fórmulas – e protótipos. Nas pistas do Brasil e do mundo, fez amizade com Fábio e Djalma Fogaça, a dupla responsável pela equipe a qual Mendes Júnior defende.

Cirurgião dentista e implantodontista, o brusquense divide as atenções entre os esportes de velocidade e a sua clínica no hospital Dom Joaquim. Ele também faz parte do corpo clínico de pós-graduação em implantodontia do Instituto Antônio Neves. “Quase todos os pilotos tem uma segunda profissão. São profissionais liberais, donos de garagens automotivas, tem gente que trabalha com supermercado, vende móveis, entre outras coisas”, diz.


Dúvida para Curitiba

Apesar da estreia promissora interrompida apenas por um acidente, Mendes Júnior não tem a certeza de sua participação na próxima etapa, em Curitiba, no dia 10 de abril. A equipe do piloto precisa de patrocinadores para definir a disputa, e está aberta para qualquer proposta. “Estamos em busca de novos parceiros. A Fórmula Truck é exposta para cerca de 3 milhões de pessoas pela TV, e todas as etapas lotam. A empresa que coloca seu nome nos caminhões é muito bem vista e o retorno é positivo”, completa.

Equipe Fábio Fogaça busca patrocinadores para participar da segunda etapa, em Curitiba / Foto: Divulgação
Equipe Fábio Fogaça busca patrocinadores para participar da segunda etapa, em Curitiba / Foto: Divulgação
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo